Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aug
16


PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - PROJETO: LETRAMENTO DIVERTIDO

TRABALHO EFETUADO PELA PROFESSORA: DÉBORA  CRUZ DOS SANTOS TAVINI.


Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, ummapa de quem você é, e de tudo que pode ser.”(Magda Soares)



"A leitura do mundo precede
a leitura da palavra”.(Paulo Freire)


Letrar é mais que alfabetizar. É ensinar a ler eescrever dentro de um contexto. É saber interpretar o mundo e o que está em sua volta.
A criança compreende o que lê. Participa de práticas sociais de leitura e escrita e entende que essa leiturapoderá trazer algo para si.
Na pesquisa de especialistas como Magda Soares, Emília Ferreiro, Piaget, Vygotsky entre outros, é comprovada a importância do aluno ser um cidadão que entenda, reflitae que transforme a leitura, a escrita e o mundo que está ao seu redor, tornando-se um cidadão consciente e crítico, e não apenas ser àquele que decodifica sílabas, palavras e que faça reproduções doque foi solicitado.
O projeto que pretendo desenvolver nesta Unidade de Ensino buscará ações pedagógicas planejadas de acordo com a realidade, com a necessidade e com o interesse dos alunos,proporcionando aos mesmos, momentos de prazer, alegria e de conhecimento através do lúdico, possibilitando-os a serem agentes críticos e participativos em seu cotidiano.



 JUSTIFICATIVA A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece.


Para que a criança aprenda, ela necessitaráinteragir e participar ativamente da aprendizagem, questionando, dialogando sobre o que está sendo estudado e propondo soluções. Para que isso ocorra, deve-se incentivar a pesquisa, a reflexão e o raciocíniológico em tarefas de solução de problemas.


Sendo assim, faz-se necessário, o letramento divertido, para estimular através de jogos, cartazes, jornais, brincadeiras, músicas, teatros e outros...
tracking img