Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Daniele Cristine Carlos
Curso: alfabetização e Letramento
Instituição:

LETRAMENTO

Origem do termo letramento

Soares (2000, p.15), afirma que a palavra “letramento” surge a partir do discurso de especialistas em áreas educacionais e Ciências da Linguagem na segunda metade dos anos 80. Mary Kato fez um dos primeiros registros em 1986 em seu livro ‘No mundo da escrita: umaperspectiva psicolingüística’. Nele a autora aborda que “... a chamada norma-padrão, ou língua falada culta é conseqüência do letramento, motivo por que indiretamente, é função da escola desenvolver no aluno o domínio da linguagem falada institucionalmente aceita”.
Posteriormente a palavra letramento aparece em 1988, no livro ‘Adultos não alfabetizados - o avesso do avesso’, de Leda Verdiani Tfouni(São Paulo,
Pontes, 1988, Coleção Linguagem/Perspectivas). A publicação busca dar uma significação a palavra letramento, como também distinguir letramento de alfabetização. Considera-se que tal publicação foi que introduziu a palavra no âmbito educacional.
Percebe-se, portanto, que letramento não é um método, mas um processo de aprendizado e de conhecimento da língua e que trata-se de um termonovo, mas que ainda tem que ser mais profundamente estudado para que não seja somente utilizado como modismo, correndo o risco de aplicado em sua essência.

A diferença entre letramento e alfabetização

Pode-se dizer que alfabetizar é adquirir o conhecimento das letras do alfabeto, é a capacidade do indivíduo decifrar códigos e ordená-los, é o aprendizado das regras para escrever e ler de formafluente e correta o que foi escrito. Já letrar é diferente de alfabetizar, é sabe ler, entender e interpretar o que leu e conseguir produzir textos sobre variados gêneros e temas, é saber utilizar este conhecimento como ferramenta no cotidiano. Um escritor competente deve saber selecionar o gênero apropriado em seus objetivos e à circunstância em que realizará seu discurso.
Street (1984, p. 47)afirma que “seria, provavelmente, mais apropriado referirmo -nos a “letramentos” do que a um único letramento, e devemos falar de letramentos, e não de letramento, tanto no sentido de diversas linguagens e escritas, quanto no sentido de múltiplos níveis de habilidades, conhecimentos e crenças, no campo de cada língua e/ou escrita”.
A alfabetização deve, preferencialmente, desenvolver-se em umcontexto de letramento, tanto no início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais.
“Há duas formas segundo as quais comumente se entende a alfabetização: ou como um processo de aquisição individual de habilidades requeridas para a leitura e escrita, ou como um processo de representação de objetos diversos, de naturezasdiferentes. O mal-entendido que parece estar na base da primeira perspectiva é que a alfabetização é algo que chega a um fim, e pode, portanto, ser descrita sob a forma de objetivos instrucionais. Como processo que é parece-me antes que o que caracteriza a alfabetização é a sua incompletude.” (TFOUNI, 1995, p. 15).

Alfabetizar letrando é, portanto, ensinar a ler e escrever o mundo, ou seja, nocontexto das práticas sociais da leitura e da escrita, tendo em vista que a linguagem é um fenômeno social.


Contexto social e interação familiar no letramento

As dificuldades de compreensão não se encontram geralmente no campo das palavras, mas no campo de orações e da integração da informação das orações (Dockrell & McShane, 1997). O reconhecimento é um processo básico, tendo em vistaque o reconhecimento de uma palavra é fator antecipado a sua compreensão. Pode-se supor que uma decodificação carente leva a uma compreensão pobre; contudo, uma boa decodificação não é a garantia de compreensão. É necessário inserir o aprendiz no contexto das idéias e não somente da codificação/decodificação de caracteres.
Zucoloto & Sisto (2002) corroboram tal colocação citando que:...
tracking img