Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.
Primeiramente, nunca tinha ouvido falar sobre Letramento. Iniciei este trabalho sem uma noção prévia sobre o assunto. Após ler os textos Soares (2002), Rojo (2004) e Marinho (2010) pude aprofundar meus conhecimentos sobre o tema. Segundo Magda Soares, professora titular da Faculdade de Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), letramento pode ser considerado como “as práticassociais de leitura e escrita e os eventos em que essas práticas são postas em ação, bem como as consequências delas sobre a sociedade.” Baseado nisso, conclui que letramento é uma ampliação da alfabetização, pois está ligado a fatores socioeconômicos e culturais e não somente à escrita e leitura. O indivíduo letrado é aquele que dialoga com a sociedade e está ligado a fatores determinantescomo sua classe social, cor da pele, nível de instrução, entre outros.
“Mas ser letrado e ler na vida e na cidadania é muito mais que isso: é escapar da literalidade dos textos e interpretá-los, colocando-os em relação com outros textos e discursos, de maneira situada na realidade social; é discutir com os textos, replicando e avaliando posições e ideologias que constituem seus sentidos; é, enfim,trazer o texto para a vida e colocá-lo em relação com ela. Mais que isso, as práticas de leitura na vida são muito variadas e dependentes de contexto, cada um deles exigindo certas capacidades leitoras e não outras.”
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.
Uma sociedade constituída por um grande número de pessoas letradas tem maior capacidade de pensar eproduzir. Um governo que investe na educação tem bases sólidas para se desenvolver cultural e economicamente. O letramento acadêmico, dentro de salas de aulas é uma ampliação da leitura e escrita de maneira aprofundada, onde os temas são mais específicos e as pessoas tendem a emitir suas opiniões com embasamento.
Vale ressaltar que o letramento é relativo quanto às condições em que ele é vivido. Não querdizer que toda a população será letrada de maneira igual, afinal existem outros conhecimentos para além do acadêmico. É possível uma pessoa nunca ter frequentado uma escola ou faculdade e ter mais capacidade de interpretar do que uma que já frequentou. Acredito que o letramento também tem a ver com experiências de vida e o próprio interesse da pessoa em aprender.
APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO EINTERPRETAÇÃO DOS DADOS
A minha convidada para fazer a entrevista se chama Joelma, mas a chamamos de Danda, ela trabalha na minha casa como secretária do lar. Ela aceitou prontamente participar deste trabalho respondendo às perguntas do questionário. Joelma tem 35 anos, é casada e tem um filho de cinco. Mora na Liberdade, bairro periférico de Salvador. Tem o 2º grau incompleto. Sua renda provém doseu trabalho como doméstica e do seu marido que é taxista.
• Comparação entre as respostas
As atividades que minha entrevistada realiza: Consultar o catálogo telefônico, deixar bilhetes com recados para alguém da casa, ler correspondência impressa que chega em casa, fazer lista de compras, procurar ofertas ou promoções em folhetos e jornais, verificar data de vencimento dos produtos que compra,compara preços entre produtos antes de comprar, fazer compras a prazo com crediário, pagar contas em bancos ou casas lotéricas, ler manuais para instalar aparelhos domésticos, copiar ou anotar receitas.
Minha entrevistada nunca vai ao cinema ou teatro. Às vezes vai a shows de música ou dança. Ouve frequentemente noticiário no rádio e outros programas. Raramente assiste a vídeos e DVDs em casa.Frequentemente assiste filmes na TV, mas nunca vê noticiários na TV. Também nunca vai a museus ou exposições de arte.
Apesar de ter um computador em casa, ela não costuma fazer uso. Alega que não tem tempo de aprender e que sempre viveu bem sem a tecnologia.

As atividades que eu realizo: Fazer lista de coisas que precisa fazer, usar agenda para marcar compromissos, deixar bilhetes com recados...
tracking img