Lesoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lesões causadas pela radiação

As lesões causadas pela radiação são o dano provocado nos tecidos em virtude de uma exposição às radiações.
Geralmente, a radiação refere-se a ondas ou partículas de alta energia emitidas por fontes naturais ou artificiais (geradas pelo homem). As lesões dos tecidos podem ser provocadas por uma breve exposição a altos valores de radiação ou então por umaexposição prolongada a baixos níveis. Alguns efeitos adversos da radiação duram pouco tempo. Outros provocam doenças crónicas. Os primeiros efeitos de doses elevadas tornam-se óbvios em questão de minutos ou nos dias posteriores à exposição. Outros efeitos só são evidentes semanas, meses e até anos depois. As mutações do material genético celular dos órgãos sexuais só se podem tornar evidentes se a pessoaexposta à radiação tiver filhos. Essas crianças podem nascer com defeitos genéticos.
Causas
No passado, as fontes prejudiciais de radiação incluíam só os raios X e os materiais radioactivos naturais, como o urânio e o rádio. Os raios X, que actualmente se utilizam para os testes de diagnóstico, provocam muito menos efeitos radioactivos do que os utilizados no passado. As fontes mais comuns deexposição a altos valores de radiação são os materiais radioactivos elaborados pelo homem, que se utilizam em diversos tratamentos médicos, laboratórios científicos, indústrias e reactores de energia nuclear.
Escaparam, acidentalmente, grandes quantidades de radiação das centrais de energia nuclear, como a de Three Mile Island, na Pensilvânia (EUA), em 1979, e a de Chernobyl (Ucrânia), em 1986. Oacidente de Three Mile Island não provocou uma grande exposição radioactiva. De facto, as pessoas que viviam a uma distância aproximadamente de 1,5 km da central receberam menos radiação do que a quantidade de raios X que qualquer pessoa, em média, recebe num ano. No entanto, as pessoas que viviam perto da central de Chernobyl foram expostas a muito mais radioactividade. Mais de 30 afectadosmorreram e muitos outros sofreram ferimentos. A radiação desse acidente chegou à Europa, à Ásia e aos Estados Unidos.
No total, a exposição à radiação gerada por reactores nos primeiros 40 anos de uso de energia nuclear, excluindo Chernobyl, provocou 35 exposições graves com 10 mortos, embora nenhum caso tenha sido associado às centrais nucleares. Nos países industrializados, os reactores de energianuclear devem cumprir estritas medidas governamentais que limitam a quantidade de material radioactivo libertado a valores extremamente baixos.
A radiação mede-se em unidades diferentes. O roentgen (R) mede a quantidade desta no ar. O gray (Gy) é a quantidade de energia realmente absorvida por qualquer tecido ou substância após uma exposição à radiação. Como alguns tipos de radiação podem afectaruns organismos biológicos mais do que outros, para descrever a intensidade dos efeitos que a radiação produz sobre o corpo, em quantidades equivalentes de energia absorvida, utiliza-se o sievert (SV).
Os efeitos prejudiciais da radiação dependem da quantidade (dose), da duração e do grau de exposição. Uma única dose rápida de radiação pode ser mortal, mas a mesma dose total aplicada num lapso desemanas ou meses pode provocar efeitos mínimos. A dose total e o grau de exposição determinam os efeitos imediatos sobre o material genético das células.
Chama-se dose à quantidade de radiação a que uma pessoa está exposta durante um determinado período de tempo. A dose de radiação ambiental que se torna inevitável é baixa, cerca de 1 a 2 miligrays (1 miligray equivale a gray) por ano, e nãoprovoca efeitos detectáveis sobre o organismo. Por outro lado, os efeitos da radiação são cumulativos, ou seja, cada exposição é somada às anteriores até determinar a dose total e o seu provável efeito sobre o organismo. Da mesma forma, à medida que aumenta a proporção da dose ou a dose total, aumenta também a probabilidade de se produzirem efeitos detectáveis.
Os efeitos da radiação também...
tracking img