" Ler e escrever na escola. o real, o possével e o necessário" a capacitação do professor

410 palavras 2 páginas
Livro " Ler e escrever na escola. O real, o possével e o necessário"

...esses conteúdos que, de nossa persepectiva, constituíam os fundamentos imprescindíveis para o ensino da leitura e escrita, os pilares a partir dos quais era possível começar a pensar a ação didática.

Por mais que as perspectivas fossem otimistas em relação aos conhecimentos infantis, com os avanços da lingua escrita e da leitura, por mais que se levasse em conta interrogações acerca do objeto a ensinar e do processo de aprendizagem durante a capacitação, mesmo assim, não era suficiente para a obtenção de respostas para os problemas do dia a dia.
As vezes os professores querem respostas prontas ou receitas de aprendizagem para fazer com seus alunos, porém as respostas devem se dar através das implicações didáticas.
Para melhorar a capacitação docente, foram abordadas duas analises:
- a conceitualização da especificidade do conhecimento didático
A especificidade do conhecimento didático faz da própria didática uma ciência autônoma e seu objeto de estudo é a comunicação do conhecimento.
-a reflexão sobre a prática como capacitadores.
Os capacitadores fazem análise de suas próprias práticas e percebem que dessa forma podem valorizar mais o conhecimento didático como conteúdo nas capacitações. Despertando assim nos professores, critérios para uma análise melhor das atividades típicas no ensino.

A atividade na aula como objeto de análise

O professor precisa saber utilizar corretamente a análise didática, fazer esse trabalho não é nada fácil, pois o material a ser analisado deve partir do que foi colhido com as crianças e não direcionados por docentes.
Podemos dizer que sempre vamos encontrar na sala erros, mas precisamos de paramentros para podermos melhorar a qualidade da aula. O recomendado pelos capacitadores é que devemos partir de situações "boas" para termos oportunidade de nos apropriarmos dos conhecimentos de forma segura e embasado na didática. Dessa forma o professor

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas