" Ler e escrever na escola. o real, o possével e o necessário" a capacitação do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro " Ler e escrever na escola. O real, o possével e o necessário"

...esses conteúdos que, de nossa persepectiva, constituíam os fundamentos imprescindíveis para o ensino da leitura e escrita,os pilares a partir dos quais era possível começar a pensar a ação didática.

Por mais que as perspectivas fossem otimistas em relação aos conhecimentos infantis, com os avanços da lingua escrita eda leitura, por mais que se levasse em conta interrogações acerca do objeto a ensinar e do processo de aprendizagem durante a capacitação, mesmo assim, não era suficiente para a obtenção de respostaspara os problemas do dia a dia.
As vezes os professores querem respostas prontas ou receitas de aprendizagem para fazer com seus alunos, porém as respostas devem se dar através das implicaçõesdidáticas.
Para melhorar a capacitação docente, foram abordadas duas analises:
- a conceitualização da especificidade do conhecimento didático
A especificidade do conhecimento didático faz da própriadidática uma ciência autônoma e seu objeto de estudo é a comunicação do conhecimento.
-a reflexão sobre a prática como capacitadores.
Os capacitadores fazem análise de suas próprias práticas e percebemque dessa forma podem valorizar mais o conhecimento didático como conteúdo nas capacitações. Despertando assim nos professores, critérios para uma análise melhor das atividades típicas no ensino.A atividade na aula como objeto de análise

O professor precisa saber utilizar corretamente a análise didática, fazer esse trabalho não é nada fácil, pois o material a ser analisado deve partir doque foi colhido com as crianças e não direcionados por docentes.
Podemos dizer que sempre vamos encontrar na sala erros, mas precisamos de paramentros para podermos melhorar a qualidade da aula. Orecomendado pelos capacitadores é que devemos partir de situações "boas" para termos oportunidade de nos apropriarmos dos conhecimentos de forma segura e embasado na didática. Dessa forma o professor...
tracking img