Entende-se por doenças profissionais danos que se desenvolvem e desencadeiam se no exercício do trabalho.
O QUE É LER / DORT?
LER - Lesões por Esforços Repetitivos;
DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
Por LER/DORT entende-se um conjunto de síndromes (quadros clínicos, patologias, doenças) que atacam os nervos, músculos e tendões,juntos ou separadamente.
PREVENÇÃO
PREVENÇÃO PRIMÁRIA: promoção da saúde e proteção específica.
A promoção da saúde ocorre através de palestras, orientações ao trabalhador, treinamentos e na proteção específica: uso de EPI’s adequados com orientação e aconselhamento sobre o seu uso; colocação e manutenção do trabalhador em ambientes saudáveis; proteção contra acidentes e doençasprofissionais.
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade.
O diagnóstico precoce se deve através de dor; caroço entre o punho e a mão, após os sintomas a procura imediata de profissional qualificado na área e adoção dos procedimentos a fim de evitar a incapacidade para o trabalho, por exemplo: o uso de talas (munhequeiras).
PREVENÇÃO TERCIÁRIA:reabilitação.
A reabilitação se deve após não haver a intervenção antes que o trabalhador perca a sua capacidade de trabalho, como profissionais não podemos deixar chegar a esse ponto, pois, quando o trabalhador tem que ser reabilitado o mesmo terá que assumir outro posto de trabalho que ele possa trabalhar sem agravar a doença.
Abaixo destacamos alguns métodos de prevenção:
Adequação dos postos detrabalho;
Auxiliar na identificação das posições incorretas e forçadas no trabalho;
Revezamento de tarefas;
Adoção de pausas para descansos;
Realização de programas de ginástica laboral;
Procurar adotar posturas corretas;
Levantar-se de tempos em tempos, andar um pouco, espreguiçar-se, fazer movimentos contrários àqueles da tarefa.
GINÁSTICA LABORAL
É o conjunto de práticas deexercícios físicos realizados no ambiente ou campo de trabalho, com a finalidade de colocar previamente os trabalhadores bem preparados para o exercício diário do trabalho, baseia-se em técnicas de alongamento e relaxamento.
Seguem abaixo alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos:
PRINCIPAIS SINTOMAS E FASES
As queixas mais comuns do portador de LER - DORT são:
Dor localizada, irradiada ou generalizada;
Desconforto;
Fadiga;
Sensação de peso;
Formigamento;
Dormência;
Sensação de diminuição de força;
Inchaço;
Enrijecimento muscular;
Choques nos membros e falta de firmeza nas mãos.
Em virtude de algumas queixas citadas acima, as LER/DORT costumam ser classificadas em diferentes graus. É importante que o trabalhador conheça ascaracterísticas da doença em cada estágio, pois a cura depende do diagnóstico precoce e do efetivo tratamento.
São os seguintes os sintomas verificados em cada fase:
GRAU 1: sensação de peso e desconforto no membro afetado. Dor espontânea no local, às vezes com pontadas ocasionais durante a jornada de trabalho, as quais não chegam a interferir na produtividade. Essa dor é leve e melhora com orepouso. Não há sinais clínicos.
GRAU 2: dor mais persistente e mais intensa. Aparece durante a jornada de trabalho de forma contínua. É tolerável e permite o desempenho de atividade, mas afeta o rendimento nos períodos de maior esforço. É mais localizada e pode vir acompanhada de formigamento e calor, além de leves distúrbios de sensibilidade. Os sinais clínicos, de modo geral, continuam ausentes.Podem ser observadas pequenas nodulações e dor ao apalpar o músculo envolvido.
GRAU 3: A dor torna-se mais persistente, forte e tem irradiação mais definida. O repouso em geral só diminui a intensidade, nem sempre fazendo-a desaparecer por completo. Aparece mais vezes fora da jornada, especialmente à noite. Perde-se um pouco a força muscular e há queda de produtividade, quando não a...