Leptospirose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVAG-CENTRO UNIVERSITARIO DE VÁRZEA GRANDE
CURSO DE GRADUAÇAO DE ENFERMAGEM







Anivaldo Garcia Guizardi Junior
Enezina Pereira de Almeida
Eledirena Joselina da Conceiçao
Indiara Sousa de Oliveira
Maria Géssica Silva NovaesDoenças endêmicas e notificações compulsórias



Lesptopirose










Várzea Grande
2012





Anivaldo Garcia Guizardi Junior
Enezina Pereira de AlmeidaEledirena Joselina da Conceiçao
Indiara Sousa de Oliveira
Maria Géssica Silva Novaes







Doenças endêmicas e notificações compulsórias





Lesptopirose















VARZEA GRANDE2012






Sumario


1- Introdução
2- Objetivos
3- Revisão de literatura
4- Desenvolvimento
5- Considerações finais
6-Referencias Bibliográficas
Anexos







































1- Introdução

A leptospirose, uma das zoonoses mais difundidas no mundo, é endêmica no Brasil,sendo comum à ocorrência de surtos epidêmicos nas épocas de maior precipitação pluviométrica. Nos centros urbanos, a deficiência de saneamento básico constitui fator essencial para a proliferação de roedores. Águas superficiais contaminadas com Leptospira interrogans, eliminadas pela urina de ratos infectados, são a principal via de transmissão da enfermidade para o homem e para os animais.Portanto, os grupos socioeconômicos menos privilegiados, com dificuldade de acesso à educação e saúde, habitando moradias precárias em regiões periféricas às margens de córregos ou esgotos a céu aberto, expostos com freqüência a enchentes, são os que apresentam maior risco de contrair a infecção. A leptospirose é, também, considerada como uma doença de risco ocupacional, atingindo diferentes categoriasprofissionais, como trabalhadores em arrezais e canaviais, minas, abatedouros e saneamento, além de tratadores de animais e médicos veterinários. Em relação aos serviços de saneamento, estão expostos à infecção não só os trabalhadores das redes de abastecimento de água e de esgotos, como também os da limpeza pública, coletores de lixo e varredores. Essas atividades são executadas, na ausência derecursos tecnológicos e de equipamentos de segurança, por mão-de-obra desqualificada e mal remunerada, o que aumenta ainda mais o risco dos trabalhadores contraírem a infecção. (ALMEIDA, 1991).
A manutenção de leptospira nas regiões urbanas e rurais do Brasil é favorecida pelo clima tropical úmido e uma vasta população de roedores. O crescimento urbano desordenado e a grande quantidade delixo espalhado sobre vias e terrenos baldios propiciam também um ambiente ideal para a proliferação da população murina.( FIGUEIREDO, 2001)





















2- Objetivos

2.1 Objetivo geral

Conhecer as causas e conseqüências que podem ser adquiridas com a leptospirose. Entender que a mesma pode causar sérios problemas a população e analisar determinadasalternativas para se diminuir os casos da doença.

2.2 Objetivos específicos

Verificar as fontes de transmissões da leptospirose, levantar problemas e falhas existentes que possam contribuir com o aumento de casos da doença.





































Desenvolvimento

Leptospirose
Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave,...
tracking img