Lepra e botulismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Botulismo
Botulismo é uma forma de intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.
Os enlatados ou embalados a vácuo são os mais vulneráveis ao Clostridium botulinum, pois a bactéria só se desenvolve em ambientes sem oxigênio (São anaeróbios estritos, porisso só se desenvolvem em alimentos hermeticamentes fechados, onde não há oxigênio).A doença se caracteriza por paralisia muscular e morte por parada respiratória.
O botulismo em seres humanos apresenta-se de quatro formas:o botulismo infantil,o botulismo clássico,o botulismo de lesão e o botulismo após colonização em adultos.
Intoxicação
O alimento é contaminado ainda no solo, por esporosultra-resistentes. Quando em conserva, o microrganismo se modifica e começa a produzir a toxina. Latas inchadas, que parecem cheias de ar, podem indicar a presença da bactéria.
Quando o alimento é ingerido, a toxina é absorvida pelo aparelho digestivo e entra na corrente sangüínea.
A toxina atinge o sistema nervoso, interferindo na sinapse (comunicação) entre as células nervosas. Sem esta comunicaçãovital, as funções do organismo começam a ficar debilitadas.
Como o sistema nervoso deixa de "avisar" a necessidade de contração muscular , a paralisia dos músculos é freqüente entre os que estão sob efeito da toxina.
Os sintomas da intoxicação pela toxina botulínica normalmente aparecem entre doze e trinta horas depois da ingestão do alimento contaminado. Alguns deles:
• aversão à luz
•visão dupla com dilatação da pupila
• disfonia, dificuldade para articular palavras
• vômitos e secura na boca e garganta
• disfagia, dificuldade para engolir • paralisia respiratória que pode levar à morte
• constipação intestinal
• retenção de urina
• debilidade motora

Clostridium botulinum
O Clostridium Botulinum é um bacilo gram positivo, produtor de esporos ovais,encontrado com freqüência no solo, alimentos, fezes humanas e amimais. São bastonetes retos ou levemente curvos com flagelos , apresentam cápsula e são móveis, anaeróbicos, com esporos ovais e sub-terminais. Para produzirem a toxina necessitam de pH básico ou próximo do neutro (CVE, 2008).
São sete os tipos de Clostridium Botulinum (de A á G), que se distinguem pelascaracterísticas antigênicas da neurotoxina que produzem, embora tenham ação farmacológica similar.O esporo é constituído por uma estrutura formada por um centro contendo o material genético da bactéria, envolvido por várias camadas de mucopeptídeos e capas externas de natureza protéica. As capas dos esporos que são constituídas por proteínas, carboidratos e lipídios. Essas capas sãoimportantes na resistência dos esporos a certos agentes antibacterianos, como por exemplo, a Lisozima. Possui uma capa externa constituída de proteínas, lipídios e carboidratos. Todas essas estruturas estão relacionadas à resistência do esporo de Clostridium botulinum ( FRANCO et al., 2001).
Os esporos do Clostridium botulinum são as formas mais resistentes que se temencontrado entre os agentes bacterianos, podendo sobreviver por mais de 30 anos em meio líquido e, provavelmente, mais tempo ainda em estado seco (RADOSTITS et al., 2002). Podem tolerar temperaturas de 100ºC por horas Para destruir os esporos, os alimentos contaminados devem ser aquecidos a 120ºC por 30 minutos (TRABULSI et al, 1999).
As toxinas botulínica são proteínassimples, antigênicas, solúveis em água, estáveis em meio ácido e em salmouras contendo até 26,6% de sal; são ainda termolábeis, sendo destruídas pelo aquecimento à 80ºC durante 30 minutos ou á 100ºC durante 5 minutos, quando expostas a luz solar por 1 à 3 horas, à temperatura ambiente por 12 horas, ou em 20 minutos em água clorada.A germinação dos...
tracking img