Auriculoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS E SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

MONALIZA DE CARVALHO MARTINS

AURICULOTERAPIA COMO TRATAMENTO DO ESTRESSE OCUPACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

GOIÂNIA
2011
MONALIZA DE CARVALHO MARTINS

AURICULOTERAPIA COMO TRATAMENTO DO ESTRESSE OCUPACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Trabalho de Conclusãode Curso (TCC) apresentado ao Instituto de Ciências de Saúde da Universidade Paulista – UNIP, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia.

ORIENTADORA: PROFa MS. DANIELA ROSANA PEDRO FONSECA

GOIÂNIA
2011
Sumário

Auriculoterapia como tratamento para o estresse ocupacional: uma revisão de literatura 1

Normas para publicação na Revista do Instituto deCiências da Saúde – UNIP 8

Auriculoterapia como tratamento para o estresse ocupacional: uma revisão de literatura

. Auriculotherapy as treatment for occupational stress: a literature review

Auriculoterapia no tratamento do estresse ocupacional

Monaliza de Carvalho Martins1, Xisto Sena Passos2, Daniela Rosana Pedro Fonseca3

Resumo

Introdução. O estresse ocupacional representa uma daspatologias que mais acomete trabalhadores e os seus resultados podem acarretar incapacidades para o trabalho como dificuldades nos relacionamentos interpessoais, comprometendo assim a sua saúde física e mental. O objetivo deste trabalho foi investigar a conduta da auriculoterapia e sua eficácia em pacientes estressados através de uma revisão bibliográfica. Métodos. Trata-se de um estudo baseado emuma revisão bibliográfica de caráter teórico conceitual e aspecto quantitativo. Para fundamentação e comparação teórica foi feita pesquisas a partir de periódicos disponíveis nas bases Lilacs, Scielo, Bireme, USP no período de 1994 a 2009. Conclusões. O tratamento do estresse ocupacional com auriculoterapia mostrou-se eficaz com duração média de sete dias de acordo com a literatura pesquisada.Descritores: estresse ocupacional, auriculoterapia, tratamento alternativo.

Abstract

Introduction. The occupational stress is one of the diseases that most affect workers and their results can lead to disability to work as difficulties in interpersonal relationships, thereby underminingtheir physical and mental health. The objective of this study was to investigate the conduct ofthe auricular and its effectiveness inpatients stressed by a literature review. Methods. It is a study based on a literature review of a theoretical concept andquantitative aspect. For reasons and theoretical comparison was made from research journals available in the databases LILACS, Scielo, BIREME, and USP from 1994 to 2009. Conclusions. The treatment of occupational stress with auriculotherapy waseffectivewith an average of seven days according to the literature.

Descriptors: occupational stress, auricular, alternative treatment.

Introdução

O estresse ocupacional pode ter resultados incapacitantes tanto no âmbito de resoluções advindas da própria profissão quanto no relacionamento interpessoal para com colegas, chefes, subordinados e clientes resultando em comprometimento tanto dasaúde física e mental do próprio trabalhador quanto da produtividade empresarial, por isso esse tipo de patologia e suas formas de tratamento é cada vez mais investigada entre os atuais pesquisadores1-3. Ainda há divergências entre o verdadeiro significado do stress, onde diversos autores apresentam suas teorias referentes à definição, classificação e sintomas psicológicos e físicos.Quando o estresse prejudica a eficiência ou qualidade no atendimento de saúde ocorre uma denominação de Síndrome de Burnot onde os fatores observados no trabalhador são negligência, falta de empatia devido a irritabilidade e hostilidade resultante de alterações humorais4,5.
De acordo com Toscano6 apud Santos os fatores estressantes podem manifestar a doença tanto na forma aguda quanto na...
tracking img