Leonard euller

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leonard Euler nasceu a 15 de Abril de 1707 em Basileia, Suíça.
Seu pai, Paul Euler, estudou Teologia na Universidade de Basileia onde aprendeu Matemática com Jean Bernoulli (1667-1748). Tornou-se ministro religioso e casou-se com Margaret Brucker, filha de um outro homem de igreja.
Desde pequeno, foi ganhando gosto pela Matemática. As aulas que seu pai lhe dava terão tido uma influênciadecisiva no seu fascínio pela disciplina. Quando chegou a altura de ir para a escola, foi enviado para a Basileia, para casa da avó materna. Na escola, pouco aprendeu de Matemática. Porém, o gosto que tinha ganho pela disciplina levou-o a estudar sozinho diversos livros de Matemática e a ter lições às escondidas.
Paul Euler, que ambicionava para o filho uma carreira de teólogo, colocou o jovem Leonardna Universidade de Basileia para aí seguir estudos de Teologia. Leonard entrou para a universidade em 1720, com 14 anos, para, primeiro, ter uma instrução geral e só mais tarde obter estudos mais avançados.
Na altura do ingresso na universidade, Euler realizou, por sua iniciativa, um exame pelo qual Jean Bernoulli descobriu o seu potencial para a Matemática. Como o próprio Euler escreveu:"...cedo descobri uma oportunidade de ser apresentado a um famoso professor Jean Bernoulli ... Na verdade ele estava muito ocupado e então recusou dar-me lições privadas; mas deu-me conselhos muito importantes para eu começar a ler e a estudar livros mais difíceis de Matemática; e se me deparasse com algum obstáculo ou dificuldade, tinha permissão para o visitar todas as tardes de domingo que ele,gentilmente, explicar-me-ía tudo aquilo que eu não consegui-se entender."
Em 1723, obteve o grau de Mestre em Filosofia. Começou, no Outono desse mesmo ano, a estudar Teologia, seguindo, assim, os desejos de seu pai. Mas, embora tendo sido todo a vida um cristão devoto, nunca sentiu o mesmo entusiasmo pela Teologia que sentia pela Matemática.
De qualquer modo, Euler recebeu uma instrução bastanteampla pois estudou, além de Matemática, Medicina, Astronomia, Física e Línguas Orientais.
Em 1726 terminou os estudos na Universidade de Basileia. No ano seguinte foi nomeado para o Grande Prémio da Academia de Paris com um trabalho sobre mastros de navios. Apesar de não ter ganho ficou em segundo lugar, o que para um matemático tão jovem constituiu um grande incentivo.
Na Suíça de 1700 nãohavia muito trabalho para matemáticos em início de carreira. Quando se soube que a Academia de S. Petersburgo procurava novos colaboradores, matemáticos de toda a Europa viajaram até à Rússia, incluindo Daniel e Nicolaus Bernoulli.
Nesta altura Euler procurava também um lugar académico. Por recomendação de Daniel e Nicolaus Bernoulli, é chamado a trabalhar na Academia de S. Petersburgo. Porémresolve só viajar para a Rússia na Primavera seguinte por dois motivos: procurava tempo para estudar os tópicos do seu novo trabalho; queria tentar conquistar um lugar vago na Universidade de Basileia, como professor de Física. Para se candidatar a este lugar, Euler escreveu um artigo sobre acústica. Apesar da qualidade do artigo, não foi escolhido para o cargo. O facto de ter apenas 19 anos terá tidoinfluência.
Mal soube que não tinha sido aceite na Universidade de Basileia, Euler partiu a 5 de Abril de 1727. Desceu o Reno, atravessou os estados alemães e chegou, de barco, a S. Petersburgo a 17 de Maio de 1727.
Euler foi indicado para o departamento de Matemática e Física. Mas, no dia em que chegou à Rússia, Catarina I morreu. Como os novos governantes mostraram menos simpatia com os sábiosestrangeiros do que Catarina I, a Academia quase fechou e Euler perdeu todas as esperanças de uma carreira académica, ingressando, assim, na marinha russa. Em 1730, com a Academia já em melhores condições, Euler retomou o lugar de professor de Física o que lhe permitiu deixar o lugar de tenente que ocupava na marinha.
Em 1733, Daniel Bernoulli, deixou a Academia de S. Petersburgo para...
tracking img