Lendas urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lendas Urbanas












Introdução

Todo mundo já ouviu mais de uma lenda urbana durante a vida. As histórias são muitas, em inúmeras versões, e na maioria das vezes, de arrepiar. Quem nunca acreditou em histórias como a da Loira do Banheiro, Maria Sangrenta ou do Ladrão de Órgãos? Claro que nem metade dessas histórias é verdadeira, embora ainda haja algum fundo de verdade emalgumas delas.
A questão é: Por que a maioria das pessoas acredita nessas lendas, por mais absurdas que pareçam? Em alguns casos, as histórias tomam tamanha proporção que acabam gerando um surto de histeria coletiva. As lendas urbanas influenciam a vida da sociedade e podem causar um impacto considerável, fazendo com que sejam transmitidas de geração em geração, sobrevivendo por décadas.Fundamentação Teórica

Origens

Lendas urbanas são histórias que envolvem elementos do cotidiano, com caráter inusitado, sendo contadas como se fossem verdadeiras, através de um interlocutor real e próximo.
Grande parte das lendas conhecidas atualmente começou a ser divulgadas a partir dos anos 50. Segundo Cláudio Bertolli, professor de Antropologia da UNESP,essas lendas representam os medos e receios mais íntimos de uma sociedade urbana. ”Esse medo advém do espaço urbano e de uma solidão muito grande. O indivíduo da sociedade moderna se sente solto e livre para fazer o que quiser, mas, por outro lado, sente-se solitário e prisioneiro de uma sociedade hedonista”, completa Bertolli.
Geralmente, essas lendas refletem o cotidiano das pessoas esurgem a partir de histórias misteriosas divulgadas pela mídia ou como releituras de lendas antigas. Nos Estados Unidos e na Europa, essas lendas muitas vezes são transformadas em livros e filmes que acabam se tornando sucessos.
Uma lenda urbana é, basicamente, uma história fictícia que alcança um público grande ao ser repassada oralmente. São originadas de histórias reais, mas acabamevoluindo, tornando quase impossível rastrear sua origem. São uma combinação de humor, terror, alerta, embaraço, moralidade ou apelo à empatia. De enredo imprevisível, é verossímil o suficiente para ser considerada verdadeira. Algumas vezes possuem até certa lição de moral.
Nem todas as lendas urbanas são mórbidas. Algumas são somente histórias engraçadas ou piadas comuns. O folclorista Luís daCâmara Cascudo dizia que as lendas urbanas são “um dos altos testemunhos da atividade cultural de um povo, ensinando a conhecer diversas facetas do espírito humano, agrupando informações históricas, etnográficas, sociológicas, jurídicas e sociais, constituindo um documento vivo dos costumes, ideias e julgamentos de um grupo cultural”.


O Papel das Lendas Urbanas na Sociedade

Muitos folcloristasargumentam que as lendas mais pavorosas incorporam os medos básicos do ser humano, servindo de alerta ou lição de moral. Essas histórias refletem o que atormenta a sociedade na época em que foram criadas. Ao contar sobre o que temos medo, a lenda urbana se espalha ainda mais.
As lendas proporcionam uma visão mais profunda da cultura que as criam. Elas evoluem junto da sociedade, variando emodificando-se. Essas histórias são versões modernas do folclore tradicional. Cada vez que é repassada oralmente, o contador dá uma nova versão à história.
Conforme evoluíamos, os métodos de transmissão das lendas também evoluíram, e o principal meio atual é a internet. Através de e-mails, as histórias ganham um toque de legitimidade e espalham-se ainda mais rápido. Não importa como desenvolvidaseja a tecnologia de informação: o ser humano sempre é levado pelos boatos e rumores. As lendas urbanas parecem ter vida própria, arrastando-se rapidamente pela sociedade, adaptando-se ao local e a época em que estão sendo transmitidas.


O Gênero da Lenda Urbana

As lendas urbanas geralmente são histórias pequenas, de fácil entendimento, que buscam autenticidade por meio de fatos, locais...
tracking img