Lele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito :
É uma mistura de compostos , cujos principais constituintes são os hidrocarbonetos. Os outros constituintes são compostos contendo elementos químicos como nitrogênio, enxofre, oxigênio (chamados genericamente de compostos NSO) e metais, principalmente níquel e vanádio.
Formação :
O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, na qual predominam os alcanos. É a mais importantefonte de energia (através da queima dos alcanos) e constitui a matéria-prima da indústria petroquímica, responsável pela manufatura de milhares de produtos de consumo diário, tais como: plásticos, adubos, corantes, detergentes, álcool comum, acetona, gás hidrogênio, etc.Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águasdoces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias.
Petróleo é um composto formado pela transformação de matéria orgânica de origem animal e vegetal soterrados a milhões de anos em ambientes aquáticos. Além de ser largamente utilizado como fonte de energia, principalmente para motores de automóveis, devido ao seu alto poderenergético, o petróleo é matéria prima para a produção de diversos compostos químicos e materiais como plásticos, polímeros, vinis, tintas, solventes, parafina e nafta, essenciais para a fabricação de produtos industrializados. Todo o desenvolvimento econômico e muito do progresso tecnológico do século XX estão ligados ao uso do petróleo, e é por isso que ele é tão visado, a ponto de ser o motivo dediversas guerras na atualidade como a guerra do Iraque.
A formação do petróleo ocorre principalmente em regiões oceânicas com alta produtividade biológica e alto aporte de sedimentos finos. Em uma região marinha rica em nutrientes, há uma grande quantidade de organismos marinhos, principalmente planctônicos, na coluna d’água. Após a morte, estes organismos acabam se depositando no fundo do mar,onde são soterrados pelos sedimentos que também se depositam no fundo. Inicialmente, esta matéria orgânica soterrada sofrerá ação de bactérias presentes no sedimento, as quais modificam e degradam-na.
O petróleo é formado em sedimentos impermeáveis e pouco porosos, porém após sua formação, ele acaba migrando para rochas sedimentares porosas e permeáveis através de falhas e fissuras nas rochas, poralívio de pressão. Como a pressão na rocha geradora é muito alta, depois de formado, o petróleo tende a abandonar essa rocha migrando para regiões no sedimento com menores pressões que ocorrem em rochas porosas e permeáveis como os arenitos.
Brasil e outros 4 Paises Exportadores de Petroleo :
A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) foi criada na Conferência de Bagdá no dia 14de setembro de 1960. É uma organização intergovernamental permanente, objetivando administrar de forma centralizada a política petroleira dos países membros. A sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo entre 1960-1965 foi em Genebra, na Suíça, no entanto, foi transferida para Viena, na Áustria, em 1º de Setembro de 1965.

Os primeiros países membros da Opep foram: Irã, Iraque,Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela. Posteriormente outros países integraram a Opep: Catar (1961); Indonésia (1962) - que suspendeu a sua adesão em janeiro de 2009, Líbia (1962), Emirados Árabes Unidos (1967), Argélia (1969), Nigéria (1971), Equador (1973) - que suspendeu a sua adesão de dezembro de 1992 a Outubro de 2007, Angola (2007) e Gabão (1975-1994).
A Opep atua como cartel dos principaisexportadores de petróleo, controlando o volume de produção, com o objetivo de alcançar os melhores preços no mercado mundial. É responsável por desenvolver estratégias geopolíticas na produção e exportação do petróleo, além de controlar os valores nas vendas do produto. Atualmente, os países membros da OPEP possuem aproximadamente 75% das reservas mundiais de petróleo, sendo responsável pelo...
tracking img