Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A REFLEXÃO SOBRE FATORES QUE DESVIAM OS DISCENTES DE UMA PRODUÇÃO TEXTUAL CONSISTENTE E ADEQUADA

Paloma Vieira Mourão

RESUMO
O presente trabalho visa abordar alguns fatores que interferem na produção textual dos indivíduos, bem como a deficiência na leitura, a dificuldade de utilizar a norma padrão, a necessidade de objetivar essa atividade para ser executada de maneira correta. A partir deleituras feitas ao decorrer da elaboração desse artigo, pode-se observar a prioridade que alguns autores dão a esse problema, sendo assim, houve uma preocupação em abordar e transmitir esses fatos para que possa despertar os leitores a examinarem de modo preciso as formas de execução desse ensino no ambiente escolar e a interação entre professor e aluno. O incentivo da parte docente também é um dosfatores que influenciam a adequada produção de textos, respeitando as particularidades dos discentes, concedendo à atividade qualidade e consistência. A escrita é um desafio que os acompanha por toda a vida estudantil, e, se esta for embasada nos primeiros ensinos e aperfeiçoada ao longo das diversas produções feitas, tornar-se-á uma grande aliada no campo profissional.

PALAVRAS-CHAVE: Produçãotextual. Ensino. Ambiente escolar. Interação.

ABSTRACT
This paper aims to address some factors that interfere with the textual production of individuals as well as disability in reading, the difficulty of using the default standard, the need to target this activity to be performed correctly. From the readings taken during the preparation of this article, one can observe that some authors givepriority to this problem, so there was a concern to address and report the facts to arouse the reader to examine precisely the forms of execution of this teaching in the school environment and the interaction between teacher and student. The incentive part of teaching is also one of the factors that influence the production of appropriate texts, respecting the peculiarities of students by providingquality and consistency to the activity. Writing is a challenge that comes with a lifetime student, and if it is grounded in the early teachings and refined over a number of productions made, will become a great ally in the professional field.

KEY WORDS: textual production, education, school environment, interaction.

INTRODUÇÃO

A produção textual é de suma importância eindispensável para um rendimento produtivo no âmbito escolar dos indivíduos. As dificuldades apresentadas no exercício desta prática revela a deficiência, em alguns casos, da escrita em decorrência de um despreparo no ensino deste aluno, a desmotivação à leitura e pesquisa na busca por conhecimentos novos é uma das causas principais de textos superficiais, acarretando uma insuficiência alarmante. Emborafazendo parte da rotina de estudantes, a comunicação escrita continua a ser um enorme desafio.
Não há no ambiente estudantil um estímulo. A atividade é simplesmente posta como obrigação, falta objetivo nesse exercício, escrever por escrever, somente? Em meio a tantos entretenimentos ao alcance, a escola com sua metodologia sem atrativos adota métodos apagados para o desenvolvimento satisfatórioem relação à escrita. Notoriamente, a escola precisa colocar esses atrativos extras em favor da produção textual eficaz e consistente do seu aluno, como instrumento de motivação.
A insuficiência de produtividade também pode ser associada ao desconhecimento ou à inutilização da norma culta, já que na sala de aula a oralidade é quase restrita a informalidade, então, o uso contínuo torna-senecessário para eles e isso reflete sua escrita. A habilidade do professor em conduzir essa atividade de forma adequada e resultante é sem dúvida a principal referência nesse mundo textual, tanto com a deficiência ou habilidade conquistada.
É, portanto, sobre essa temática que o texto irá discorrer, tendo em vista que o objetivo em questão é analisar a relação entre o aluno e sua...
tracking img