Leitura e escrita na perspectiva das paisagens urbanas cametaenses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DAS PAISAGENS URBANAS CAMETAENSES

Tayana Borges de Oliveira (UFPA)
Orientadora: Profª Msc. Raquel Maria da Silva Costa (UFPA/Campus de Cametá)

RESUMO

Este é um trabalho de pesquisa sobre leitura e escrita na perspectiva das paisagens urbanas cametaenses que tem como objetivo proporcionar ao aluno e ao professor um novo pensar sobre o processo de leitura eescrita no o ensino de Língua Portuguesa, tratando de aperfeiçoar, aprimorar a leitura e a escrita dentro e fora da sala de aula no intuito de resolver os persistentes problemas citados no decorrer deste. Resumidamente, trata de levar o aluno a utilizar as paisagens urbanas do seu cotidiano para potencializar de um lado, a leitura que se faz dessas imagens e passar essas impressões para o papel deforma escrita e ao mesmo tempo levar o aluno a ter cada vez mais interesse pela leitura e escrita, tornando uma atividade prazerosa partindo de algo que eles já conhecem, ou seja, a paisagem que os cerca e dessa forma contribuindo para que os alunos (re) pensem e atuem sobre sua realidade por meio da paisagem geográfica. Podemos considerar o estudo da paisagem como uma contribuição a mais para oletramento, na medida em que busca entender a realidade para nela atuar e assim, estabelecer as ações necessárias para o trabalho dessa realidade em sala de aula nas aulas de leitura e escrita, um fazer, um constituir cada vez mais necessário a compreensão do mundo moderno.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura, escrita, letramento, realidade e Paisagem Urbana.

ABSTRACT
This is a research work on reading andwriting from the perspective of urban landscapes cametaenses which aims to provide the student and the teacher a new way of thinking about the process of reading and writing in the teaching of Portuguese language, trying to improve, enhance reading and writing within and outside the classroom in order to solve the persistent problems cited throughout this. Briefly, this is leading the student to usethe urban landscapes of everyday life to enhance the one hand, it makes the reading of these images and pass these impressions to paper writing while leading the student to take increasing interest in reading and writing, making it a pleasurable activity from something they already know, ie, the landscape around them and thus contributing to the students (re) think and act on their reality throughthe geographical landscape. We consider the study of the landscape as one more contribution to literacy, as it seeks to understand the reality for her acting and thus establish the actions required for the work of this reality in the classroom lessons in reading and writing, a make, constitute an increasingly necessary to understand the modern world.

Key-words: Reading, writing, literacy, realityand the Urban Landscape.

1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será estabelecida a interação entre a experiência cotidiana do aluno através da leitura visível nas paisagens urbanas da cidade de Cametá, no Estado do Pará, com a transformação dessas impressões para a leitura e escrita em sala de aula. Dessa forma será concebida a interação do real com a transmissão do conhecimento científico aoaluno.
Diante disso, atividades desenvolvidas propiciaram um uso efetivo do dia-dia do aluno para o ambiente escolar, e neste caso, a utilização de um conceito da ciência geográfica, a paisagem, como auxílio para a leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa da educação básica e acima de tudo como um instrumento no trato dos problemas inerentes à leitura e escrita.
A paisagem é considerada uminstrumento essencial de leitura e de aprendizagem no ensino desses alunos. Acredita-se que seja importante desenvolver nas crianças e nos adolescentes a capacidade de compreensão das diferentes paisagens, reconhecendo seus elementos, sua história, suas práticas sociais, culturais e suas dinâmicas naturais, assim como a interação existente entre eles.
A criança desde pequena vai adquirindo...
tracking img