Leitura de filme.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Após a análise realizada sobre o filme A condenação (conviction), faz-se necessário o aprofundamento de algumas questões no âmbito do Direito, já que o drama cinematográfico baseado em fatos reaisestá diretamente ligado a ele. “A condenação” trás consigo não apenas a relação de fidelidade entre dois irmãos, mas também demonstra várias faces juristas, além de seus princípios.
Ao decorrerdo filme, nota-se principalmente três princípios jurídicos fundamentais, são eles: Princípio da presunção de inocência, princípio do devido processo legal, princípio da ampla defesa e do contraditório.Tais significam respectivamente: A presunção da culpabilidade não existe, todos são inocentes até que se prove o contrário; o tramite do processo deve ser seguido de forma rigorosa, onde o réu deveser ouvido; a defesa pode se utilizar de todos os meios necessários para sua busca, desde que os mesmos estejam de acordo com o processo legal; o contraditório é inerente ao direito de defesa, edecorrente da bilateralidade do processo: quando uma das partes alega alguma coisa, há de ser ouvida também a outra, dando-lhe oportunidade de resposta.
Tais princípios, baseando-se apenas naobservação do longa-metragem e não no processo por completo, não são respeitados. Partindo do pressuposto de que na abordagem o réu não é ouvido, sendo o mesmo considerado culpado antes do julgamento, além deque a ampla defesa e o contraditório aparentemente lhe são suprimidos, esses elementos auxiliam na sua condenação errônea e no tempo que permaneceu preso até ser inocentado.
A situação deinjustiça ocasionada pela supressão dos princípios jurídicos cria danos psicológicos, quais mesmo com indenização não seriam revertidos. Sabe-se que em alguns Estados dos EUA a pena de morte é validada emesmo sendo uma medida racional em alguns acasos, no exposto em “A condenação” acarretaria, como dito anteriormente, danos mentais aos familiares, onde nem acordos financeiros retornariam a...
tracking img