Leite16

780 palavras 4 páginas
/5/2012
Brasil é quinto colocado no ranking mundial da produção de leite

Estados Unidos, Índia, China e Rússia atualmente se enquadram, respectivamente, nas primeiras colocações do ranking mundial de produção de leite, deixando o Brasil como 5º colocado - com 31 bilhões de litros de leite no ano de 2011, e atual produtividade equivalente a 1.381 litros por ano. O número de produção é superior se comparado aos países que mais exportam produtos lácteos para o Brasil, como o Uruguai, que se enquadra em 46ª maior produção de leite e a Argentina na 17ª colocação.

Mato Grosso do Sul é responsável por 1,7 da produção nacional de leite com média de produtividade de 968 litros de leite ao ano. Os Estados que se destacam nesse setor são Minas Gerais - produtor de 27.3% do leite nacional, Rio Grande do Sul (11,8%) e Paraná - com 11.7% da produção e média de 2.319 litros ao ano.

De acordo com o último censo agropecuário, Mato Grosso do Sul possui o equivalente a 23.970 estabelecimentos produtores de leite. "Caso dividirmos MS por mesorregiões, percebemos que o sudoeste do Estado concentra mais da metade dos estabelecimentos, responsável por 37% da produção estadual com produção média de 42 litros por dia e produtividade de 1.034 litros ao ano", informou o Rodrigo Alvim, presidente da Comissão do leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, durante o 15º Encontro Técnico do Leite, que aconteceu em Campo Grande, nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Além de Alvim, o evento contou ainda com a presença dos professores José Roberto Canziani e Vânia Di Addario Guimarães; Haroldo Max de Souza - Pres. Centro Leite GO; Márcia Cristina de Azevedo Prata - Embrapa Gado de Leite MG; Marcos Veiga dos Santos - CBLQ, Flávio Portela - Esalq/USP; Christiano Nascif - Sebrae/MG e Nívea Maria Vicentini.

"Atuamos também com o Programa Mais Leite, que já percorreu cinco cidades do Estado, visando a atualização dos produtores quanto

Relacionados

  • O Regime Disciplinar Diferenciado frente os Princípios Constitucionais da Execução Penal
    6140 palavras | 25 páginas
  • Pim V
    6748 palavras | 27 páginas
  • A POSSIBILIDADE DE PERCEPÇÃO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO
    10010 palavras | 41 páginas
  • intervenção de terceiros no processo do trabalho
    29352 palavras | 118 páginas