Leite derramado (chico buarque)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - uniCID
Curso de graduação em DIREITO

LIVRO: LEITE DERRAMADO DE CHICO BUARQUE

Nome
Nome
Nome
Nome
Nome

São Paulo - SP
2011
Nome CA *******
Nome CA *******
Nome CA ********Nome CA ********
Nome CA ********

LEITE DERRAMADO DE CHICO BUARQUE
ANÁLISE DO LIVRO

Artigo apresentado à Universidade Cidade de S. Paulo- UNICID no 1º ano (Matutino) do curso de Direito sob a orientação do Professor Leandro Tadeu Alves da Luz.

São Paulo – SP
2011

Agradecemos a Deus por iluminar nosso caminho e sempre nos socorrer nashoras difíceis. Agradecemos a nossas famílias por terem dado base para nossa visão de mundo o que contribuiu, e muito, para a realização desse trabalho. E, agradecemos à Leyla Perrone-Moisés por sua crítica “O Leite Derramado de Matilde”, que muito nos auxiliou. Obrigado!
RESUMO
Este estudo busca ser uma contribuição para os estudiosos do assunto, no sentido de mostrar alguns aspectosrelevantes do livro “Leite Derramado” de Chico Buarque. Tem-se como objetivo analisar a posição da mulher na sociedade da época; a relação de política e poder; o espaço e o tempo presentes no livro; e apresentar uma tese em relação à personagem de Matilde. Neste estudo optou-se por uma abordagem reflexiva e crítica desta obra.
Palavra chave: defesa, Matilde.

ABSTRACT

This study it searchs to be acontribution for the scholars of the subject, in the direction to search that some aspects of the book “Leite Derramado” by Chico Buarque. One has to analyse the position of woman in society at the time; the relationship of politics and power; space and time in the book; and present a thesis about the character of Matilde. In this study it was opted to the endorsement for a reflexive and criticalapproach to this work.

Word key: Defense, Matilde.

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................7
2. POSIÇÃO DA MULHER............................................................................9
3. POLÍTICA / PODER................................................................................11
4. NOME /STATUS....................................................................................13
* 5. ESPAÇO / TEMPO..................................................................................16
* 6. DEFESA DA MATILDE............................................................................18
* 7.CONCLUSÃO..........................................................................................23

1. INTRODUÇÃO

Leite Derramado é o quarto romance do cantor, compositor e escritor carioca Chico Buarque de Hollanda, nascido em 19 de junho de 1944. É considerado um dos maiores nomes da MPB - Música Popular Brasileira.
Segundo a Folha de S. Paulo (28/03/2009) a inspiração inicial para o livro veio da canção “O Velho Francisco”, de 1987. O autor a tinha comoesquecida até ouvir uma regravação feita pela cantora Monica Salmaso.
Em 2008, quando o produtor Rodrigo Teixeira o procurou para falar de um projeto em que escritores fariam textos baseados em músicas do cantor, Chico deu o seu aval, mas pediu que “O Velho Francisco” não fosse utilizada, pois com essa ele mesmo já estava fazendo algo. A letra fala das agruras de um ex-escravo, alforriado “pela mãodo imperador”.
Ao reescutá-la, Chico pensou em escrever a história de um velho. Só que, quando foi pôr mãos à obra, mudou o enfoque. Trocou o ex-escravo por um homem de nobre estirpe. E é por meio dele, Eulálio Montenegro d’ Assumpção, nascido em 16 de junho de 1907, que o escritor narra a decadência de determinada elite brasileira.
O livro mostra o narrador-personagem, um centenário senhor...
tracking img