Trabalho do livro leite derramado autor: chico buarque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

CONTEXTO SOCIAL

O LEITE DERRAMADO
CHICO BUARQUE DE HOLANDA

DISCIPLINA: PRODUÇÃO E LEITURA DE TEXTO DOCENTE: LEANDRO LUZ

DISCENTES: DAIANE FRUGULI FERNANDA FARIAS HELEM OLIVEIRA MÁRCIA MELLO RAFAEL DADÃO

APRESENTAÇÃO

Este é um contexto social sobre o livro “O Leite derramado” escrito por Chico Buarque de Holanda, é uma emocionante história cheia demistérios e confusões temporal, não possui uma data fixa para sua narração, os fatos são aleatórios e se cruzam num vai e vem de gerações de uma mesma família, que se passa desde a vinda dos primeiros Portugueses para o Brasil Colônia e se relaciona prestigiosamente com a alta sociedade nos primeiros séculos, até os dias atuais no qual não possui mais nada do poder de outras épocas e tem queconformar-se com a nova realidade.

INTRODUÇÃO

“O Leite Derramado” é uma narração monologa da historia de Eulálio Montenegro D´Assumpção, sua família e a sociedade em que viviam. Eulálio descreve os fatos com muita clareza, porém, não com muita certeza da realidade, pois centenário encontra-se prostrado e uma cama de hospital vivendo os seus últimos dias sofrendo de Alzheimer. Narra fatos dosmomentos de felicidade como as férias que passava na fazenda da sua prestigiada e rica família ao pé da serra, suas viagens a Europa com seu pai Eulálio D’Assumpção, o momento que viu pela primeira vez a mulher de sua vida, Matilde, que apesar do fato ter ocorrido em um momento trágico que marcou de vez o rumo da sua família, foi para ele tão surpreendente e emocionante a ponto de ignorar o fato eapenas dar valor ao instante em que a olhou nos olhos; e também das suas frustrações como a perda da fortuna e dos bens materiais sendo aos poucos desfeitos por conta das dividas, golpes de interesseiros e crises econômicas do mundo, mais nada comparado com a perda de sua esposa Matilde.

RELAÇÕES SOCIAIS

No livro Leite Derramado, de Chico Buarque, diversas historias são contadas por um idoso asua filha ou a enfermeiras, no leito do hospital, apesar de serem historias diferentes existe uma coerência entre os supostos fatos narrados, pois são os mesmo personagens que aparecem em momentos e situações diferentes porem pode se notar que há aspectos que se repetem portanto é possível o entendimento de que aquelas características foram reais. Eulálio, o idoso que narra suas historias,seria deuma tradicional família brasileira, Assumpção, ele conta como supostamente viveu em diferentes períodos da historia do Brasil. Sua linhagem familiar caracteriza as relações vigentes em diversos momentos no Brasil, como o período escravista que a sociedade era divida basicamente entre os barões agroexportadores e seus escravos, o livro em determinados momentos cita Balbino um escravo e a família desua mãe como portadora de grandes latifúndios e escravos. Outro tempo, narrado em suas historias é o período da Primeira Republica Brasileiro, onde a aristocracia cafeeira que já dominava a economia e passou a dominar também a política, sendo seu pai um importante senador, que teve sua morte relacionada a um dos seus casos amorosos, Eulalinho estava engajado nos assuntos políticos daquela época.Logo em seguida, incoerentemente com as datas, é narrado um Rio de Janeiro historicamente atual, onde seu neto participaria do Partido Comunista brasileiro, teria sido um guerrilheiro de esquerda que poderia ter sido morto nos porões da ditadura. A sociedade Brasileira descrita era preconceituosa referente a classe social e a raça, pois Eulálio carrega em sua fala uma postura ríspida ao se referira população de baixa renda apesar do fato de ter se tornado um senhor humilde financeiramente, após ter perdido toda riqueza de sua família, sobrando-lhe apenas um sobrenome que atualmente não era influente na sociedade. Em relação a raça ele também mostra-se rude ao tratar-se dos negros com fortes traços preconceituosos, herança de sua criação, apesar de se dizer amigável com o Balbino. O...
tracking img