Trabalho de ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1 - Objetivo do Trabalho 2
2 - Introdução 3
3– Criptografia 5
3.1- Conceitos Gerais de Criptografia 5
3.2– Principais técnicas criptográficas 6
3.2.1 – Chave simétrica 7
3.2.2 – Chave assimétrica 8
3.2.3 – Assinatura Digital 9
4- Técnica criptográfica 10
4.1 - RSA 10
4.1.1 – Funcionamento 11
4.2 – Principais Aplicações do RSA 13
4.3 – Comparação entre técnicas14
4.4 – Ataques ao RSA 15
4.5 – Vulnerabilidades e Falhas 16
5 – Dissertação 17
6 – Bibliografia 23



1 - Objetivo do Trabalho
Este trabalho tem por apresentar que com o avanço da tecnologia da informação, a questão da privacidade, anonimato e segurança de transmissões de dados aumentou a importância da criptografia. Mostrando os aspectos e conceitos mais importantes em relação àCriptografia: seus códigos, seus quatro principais objetivos, os tipos de chaves (simétrica e assimétrica), suas vantagens e desvantagens.
O envio e o recebimento de informações sigilosas é uma necessidade antiga, que existe há centenas de anos. Com o surgimento da Internet e sua facilidade de entregar informações de maneira precisa e extremamente rápida, a criptografia tornou-se uma ferramentafundamental para permitir que apenas o emissor e o receptor tenham acesso livre à informação trabalhada.
Como atualmente grande parte dos dados é digital a busca por sistemas de criptografia mais seguros e rápidos tem sido uma constante no desenvolvimento tecnológico atual, principalmente nos dispositivos que fazem uso de computadores e internet nos dias atuais. Assim a busca por um sistema comestas características sempre está evoluindo e abrindo um espaço grande nesta área trabalho.
É facilmente comprovado hoje, pelos meios de comunicação e mídias diversas, que o investimento em técnicas seguras e rápidas para envio de informação eletrônica é crescente, sendo o sigilo o fator mais importante em determinadas áreas de transferência de dados como, por exemplo, a financeira, principalmenteo comércio eletrônico, de segurança e defesa, no que diz respeito a soberania e interesses estratégicos de alguns países.

2 - Introdução
A Criptografia esteve presente na história dos povos desde a antiguidade seja em tempos de paz ou guerra, na qual tinha por objetivo a segurança das informações confidenciais, formulas secreta entre outros conhecimentos adquiridos por aquele povo para queisso não se tornasse público ou roubado por seus inimigos.
Na atualidade com o desenvolvimento computacional a Criptografia evoluiu ao longo do tempo, e tornou-se fundamental por diversos governos e pessoas que fizeram diversos estudos sobre este assunto para que cada vez mais suas informações fossem seguras. Para isso tinham como objetivo a criação de algoritmos mais complexos e também realizarestudos para decifrar algoritmos dos seus inimigos para obter informações de grande importância.
A criptografia está presente nas diversas aplicações dentro das redes mundiais, principalmente nas aplicações web, que visam garantir a segurança das informações pessoais dos usuários nas mais diversas situações como, por exemplo, uma compra ou simples mensagem via e-mail para um amigo.
Com o crescenteuso das redes de computadores também por organizações para conduzir seus negócios e a massificação do uso da Internet, surgiu à necessidade de se utilizar melhores mecanismos para prover a segurança das transações de informações confidenciais.
Assim a questão segurança é bastante ressaltada, principalmente, quando se imagina a possibilidade de se ter suas informações expostas às pessoas ou acrackers da Internet, que surgem com meios cada vez mais sofisticados para violar a privacidade e a segurança das comunicações. Devido a estas preocupações, a proteção da informação tem se tornado um dos interesses primários dos analistas de sistemas.
Uma das maneiras de se evitar o acesso indevido a informações confidenciais é através da codificação ou cifragem da informação, conhecida como...
tracking img