Leite apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SENA AIRES
CURSO: FARMÁCIA
PERÍODO: 8º
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS
PROF: MARISTELA RAQUEL

“ Quando em algum lugar, em alguma época, duas pessoas se
dispuseram a fazer algo em comum, buscando o benefício de uma
como conseqüência da aplicação do saber da outra, estava pela
primeira vez consolidada uma relação de confiança.”

1. APRESENTAÇÃO

Atecnologia de alimentos é definida pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia como a aplicação de métodos e técnicas para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos. Através da tecnologia empregada, pretende-se que os alimentos se conservem pelo maior tempo possível, evitando as perdas decorrentes de um sistema de abastecimentodeficiente e da sazonalidade. Atua ainda, no desenvolvimento de tecnologias alternativas para o aproveitamento de subprodutos e criação de novos produtos na indústria de alimentos, sempre contemplando o aspecto legal. Em vista disso, o setor que mais se desenvolveu nesta área da ciência moderna foi o de métodos de conservação de alimentos.
Nos últimos anos, a industrialização de alimentos teveextraordinários avanços tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de conservação, análises bromatológicas, toxicológicas, microbiológicas e sensoriais, tratamento de resíduos e em pesquisas de viabilidade nutricional, medicinal e econômica de produtos alimentícios de origem animal e vegetal.
Com base na microbiologia, descobriu-se que existem microorganismos que proliferamtambém em ausência de oxigênio. São as bactérias anaeróbicas, que têm a capacidade de deteriorar os alimentos industrializados enlatados (fechados a vácuo), como também, dependendo do grupo, de transformá-los em perigo para a saúde do ser humano. A solução encontrada pela indústria, para destruir tanto a flora deteriorada quanto a patogênica foi a esterilização (destruição pelo calor). O alimentoé submetido a um tratamento no vapor por tempo e temperatura determinados. No entanto, nem todo alimento resiste a temperaturas mais elevadas sem perder sua consistência normal. Nesse caso, a indústria é obrigada a utilizar outros meios para impedir a germinação do esporo, como a diminuição do pH com auxílio de aditivos.

Vantagens da industrialização de alimentos:

1. Obter produtos com maiortempo de vida útil, melhor rendimento no aproveitamento, na padronização, consumo e armazenamento dos produtos alimentícios
2. Melhorar qualidades organolépticas e preservar os valores nutritivos
3. Obter sabores especiais
4. Possibilitou alimentos dietéticos adultos e infantis
5. Expansão de produtos regionais
6. Presença de produtos fora da safra
7. Universalização de produto
8.Elaboração de produtos obtidos por acréscimo intencional de microorganismos ou enzimas
9. Inovações que permitiram a diminuição no tempo de cozimento
10. Fabricação de produtos coadjuvantes utilizados como integrantes de preparações culinárias
11. Acondicionamento adequado
12. Preço acessível, fácil obtenção no comércio, segurança, variedade

FASES DO PROCESSAMENTO DOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOSElaborar um alimento industrializado implica várias fases desde a seleção da matéria prima até o armazenamento do produto final. As principais fases do processamento são:

Fase de Beneficiamento

Constitui a primeira etapa da utilização da matéria prima selecionada, que passa por uma série de manobras preliminares, segundo a sua origem e destinação e que consiste de modo geral na sualimpeza, separação de partes não comestíveis, higienização etc.
A limpeza do alimento e a retirada de pedaços inaproveitáveis reduzem as cargas microbianas normais existentes e diminuem a ação de enzimas e com isso ocorre o favorecimento de sua conservação. O objetivo da limpeza também auxilia contra danos nas máquinas de fabricação. É importante que nessa fase haja a preservação da matéria prima....
tracking img