Leishmania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desanimado
Homem negro, 30 anos, lavrador, natural e residente na zona rural de Maruim-SE. Havia 15 meses iniciou quadro de tosse, hemoptise leve e esporádica, anorexia, perda de peso, sudorese noturna, apatia e rouquidão intermitente. Negava doenças prévias. Procurou serviço médico no Posto de Saúde de sua cidade, onde foram feitos exames de rotina, BAAR três amostras no escarro e radiografiasimples do tórax que se encontravam normais. Mesmo assim, foi iniciado esquema tríplice para tuberculose, com duração de seis meses sem obter melhora. Procurou o Hospital de Aracaju com agravamento das queixas anteriores, com surgimento de odinofagia e disfagia e perda de peso de 16 Kg nos últimos seis meses. Ao exame físico: estado geral ruim, emagrecido, apático, afebril, anictérico, eupnéico.Oroscopia: dentição ruim, lesões verrucosas, nodulares, eritematosas, comprometendo o palato mole, úvula e parede posterior da faringe. Exames laboratoriais: hemograma sem alterações, BAAR negativo, HIV negativo, EPF positivo para Ascaris lumbricoides. Sorologia para Histoplasmose e Paracoccidioidomicose negativos. A biopsia indicou a presença de formas amastigotas de leishmanias. Tratado comantimoniato de N-metilglucamina na dose de 20 mg/Kg/dia, via intramuscular por trinta dias, apresentou sensível melhora do quadro e retornou às suas atividades normais.

Identificar os termos desconhecidos e explicar.
Hemoptise: engloba qualquer sangramento proveniente das vias aéreas inferiores.
Referência: www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1870/hemoptise_e_hemorr
Odinofagia: é a sensaçãode dor deflagrada pela passagem dos alimentos pelo esôfago e em geral sugere a presença de inflamação, erosões ou ulcerações da mucosa (revestimento interno) deste orgão. Sua ocorrência deve determinar consulta médica e possivelmente a realização de endoscopia digestiva alta
Disfagia: é a dificuldade de deglutir os alimentos ingeridos . Existem dois tipos de disfagia: alta (disfagia orofaríngea)e baixa (disfagia esofagiana). A primeira é mais rara, geralmente causada por doenças neuromusculares e pode vir associada a engasgo, tosse, regurgitação de parte do material ingerido pelo nariz, alterações da voz e em casos mais graves pneumonia de repetição e desnutrição. A segunda, do tipo esofagiano é mais freqüente e geralmente se manifesta como sensação de alimento entalado no trajeto doesôfago. A presença de disfagia é sempre indicação de consulta médica.
Anictérico: não apresenta sintomas de icterícia, afcção hepática
Referência: http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_01637.php
Eupnéico: Respiração normal, sem problemas para respirar.
Histoplasmose: é uma micose causada por fungo dimórfico, o Histoplasma capsulatum. É considerada classicamente uma micose endêmica, emborao fungo tenha um comportamento oportunístico em pacientes com depressão da imunidade celular. O homem adquire a infecção através da inalação de conídeos presentes na natureza (cavernas com morcegos, galinheiros, etc). O quadro clínico pode variar, desde infecções assintomáticas até quadros graves disseminados, que acometem pacientes com Aids, transplantados ou com neoplasias hematológicas. Odiagnóstico baseia-se no encontro do fungo em fluidos orgânicos (escarro, sangue, líquor) ou tecidos (histopatologia), na cultura de materiais biológicos e na sorologia. O tratamento das formas agudas graves, respiratória crônica ou de formas localizadas pode ser feito com azólicos orais (itraconazol) e nas disseminadas, a Anfotericina B (preferencialmente as formulações lipídicas) constitui a drogada eleição para iniciar a terapia. A histoplasmose representa, hoje uma das micoses sistêmicas mais importantes nas Américas, com ampla distribuição em todas as regiões do Brasil.
Referência: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822009000200020
Paracoccidioidomicose: é uma doença sistêmica, endêmica, causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis. Embora a...
tracking img