Leis de atrito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEIS DO ATRITO
Irving Rafael Roque – 3001
FACULDADE ESTÁCIO RADIAL DE CURITIBA
irvingrafaelroque@hotmail.com


I. RESUMO

O experimento tem como objetivo mostrar a existência de uma forçaentre dois corpos que interagem entre si, essa força é chamada força de atrito.

II. INTRODUÇÃO

A maioria das superfícies, até as que são consideradas polidas são extremamente rugosas na escalamicroscópica. Os picos das duas superfícies que são colocadas em contato determinam a área real de contato que é uma pequena proporção da área aparente de contato (a área da base do bloco). A áreareal de contato aumenta quando aumenta a pressão (a força normal) já que os picos se deformam.
Quando um corpo esta em movimento sobre uma superfície ou através de um meio viscoso como ar ou água, háresistência ao movimento, pois o corpo estará interagindo com forças externas, essa resistência criada é chamada de força de atrito, são forças de muita importância para o cotidiano, pois nos permitemcaminhar ou correr e são necessárias para mais infindáveis tarefas.

III. O ASPECTO GERAL

Os estudos das forças de atrito existe a séculos, e são forças tangenciais ao plano de deslocamentoquando existe contato entre dois corpos sólidos, as leis das forças de atrito foram formuladas por Amontons e Coulomb, no século XVIII. São fenômenos extremamente complexos por dependerem do estado doscorpos em contato, do grau de interação química entre eles, do nível de polidez e etc.

IV. PROCEDIMENTOS PRATICOS

Serão necessários para este experimento um dinamômetro de 2N e um dinamômetro de5N, mais um bloco de madeira com gancho e outro bloco de madeira com uma das faces emborrachadas também com gancho e uma superfície plana e lisa, (no experimento diz uma placa de PVC com furos, más outilizado no laboratório foi uma madeira lisa). Já com o dinamômetro já ajustado para 2N, vamos prendê-lo no gancho do bloco e começar a exercer a força de 0,2N, observa-se que nada acontece. Vamos...
tracking img