Mamografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAMOGRAFIA

INTRODUÇÃO da MAMOGRAFIA

A Mamografia no Brasil

A história da mamografia no Brasil está intimamente associada a Instituto Brasileiro do Controle do Câncer (IBCC), hospital oncológico localizado na zona leste de São Paulo (SP), e aos seus fundadores, prof. Dr. João Carlos Sampaio Góes Jr. e prof. Dr. João Carlos Sampaio Góes.
Foram eles que, em 1971, trouxeram o primeiromamógrafo para o Brasil, equipamentos que protagonizou uma das maiores conquistas da mastologia no Brasil, equipamentos que protagonizou uma das maiores conquistas da mastologia no pais.
A importância desse mamógrafo que está exposto no memorial de IBCC como parte da história pioneira do hospital, transcende as fronteiras nacionais.
Desenvolvido pelo físico e radiologista francês Charles Gros efabricado pela Compagnide Genirale de Radiologia (CGR) ele fazia parte da primeira série de mamógrafos com ampola de molibdênios (MO) fabricada no mundo. Logo após seu lançamento na Europa ele chegou ao Brasil.
A primeira vitória já estava ganha. O país poderia começar a falar em diagnóstico precoce de câncer de mama. Mas como operar o novo equipamento. Quem estava apto para isso.
No Brasil ninguém.Era preciso aprender. O então estudante de medicina João Carlos Sampaio de Góes arrumou as malas e foi pra a França. Estudar durante três meses com o próprio Charles Gros e retornou com uma profissão, ele era o primeiro técnico em mamografia no Brasil.
Ao chegar transmitiu os seus conhecimentos a técnica em raios x Norma Pandolfi. Juntos eles disseminaram a mamografia no Brasil, já que aos poucosnovos equipamentos foram importados por clinicas e hospitais.
Uma nova fase uma nova profissão.

Mamógrafo

O aparelho radiológico capaz de produzir uma técnica especializada para visualização de patologias nos tecidos mamários é chamado de mamógrafo, é um aparelho de radiografias adaptado para a mastologia que produz raios x de baixa energia o que favorece o contraste nos tecidos moles.Características do Aparelho
O mamógrafo possui um anodo giratório em seu tubo de raios x de molibdênio (MO) ou rhoduim (RR), ambos os elementos possuem numero atômico baixo (Zmo =42 e ZRh = 45). Comparados ao Tungstênio (W) (ZW = 74) utilizado na radiologia convencional. As técnicas utilizadas na mamografia utilizam baixa tensão para a radiologia na faixa entre 25 a 35 KV, o que garante que asenergias dos fatores produzidos mantenham baixas, entre 15 a 22 kv. Essa faixa de energia facilita o contraste dos tecidos da mama.
Esses fatores são produzidos por pareamentos e por emissão de raios x característicos.
O cabeçote do aparelho onde está localizado o tubo de raios x é acoplado a um braço rotativo que permite sua angulação, possibilitando a variação das técnicas realizadas namamografia.
O mamógrafo possui bandeja compressão, que permite comprimir a mama tornando o tecido uniforme. A compressão variar entre 11 e 18 kg (segundo a portaria 453 do ministério da saúde). A compressão da mama é fator importante para se obter qualidade de imagem.

ANATOMIA DA MAMA

A mama é um órgão que faz parte do sistema segmentar, é um órgão anexo à pele.
A glândula mamaria é considerada umórgão acessório da reprodução, apesar de não fazer parte sistema reprodutor propriamente dito, auxilia na função com o aleitamento materno.
A mama esta presente em ambos os sexos: nos homens não apresentam desenvolvimento, porém nas mulheres este desenvolvimento ocorre desde a fase embrionária até a vida adulta quando ainda sofre alterações hormonais como no período de gestação e lactação.
Aestrutura é composta por diversos segmentos:
- tecidos glândulas;
- tecido fibroso;
- tecido adiposo;
- Sistema muscular (sustentação)
- Sistema endócrino (hormônios)
- Sistema linfático (drenagem de líquidos e vasos)
- Sistema circulatório (irrigação sanguínea)

LOCALIZAÇÃO

A mama está localizada na porção anterior do tórax bilateralmente, anterior ao músculo peitoral maior que...
tracking img