Lei maria da penha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Título do artigo

Nome do Aluno[1]
Nome do Professor Orientador[2]

Resumo: O resumo deverá seguir a NBR 6028:2003 – Resumo. De acordo com a norma, a extensão indicada para resumo de artigos é de 100 a 250 palavras, devendo ser redigido em parágrafo único (sem recuo de parágrafo) empregando-se letra normal. O resumo tem por finalidade fornecer uma visão geral do conteúdo escrito, para queo leitor possa decidir pela continuidade ou não da sua leitura. O resumo precisa, necessariamente, ser fiel ao trabalho. Ele não pode conter informações extras não constadas no texto integral. No resumo não consta as citações de autores, as tabelas, nem as figuras. A primeira frase do resumo deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho. A sequência de frases consiste na síntesedos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, direta, concisa e objetiva. Deve indicar a natureza do problema estudado, o método utilizado, as principais teorias citadas, os resultados mais importantes alcançados e as principais conclusões a que se chegou. Pelo resumo o leitor pode apreender o sentido geral do trabalho.

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra5.

1 INTRODUÇÃO

Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho, de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. De modo geral, a introdução deve apresentar os seguintes passos:
1º passo: apresente o tema: falar sobre o assunto que será desenvolvido no artigo científico.
2º passo: Problema: apresentar para o leitor a dúvida sobre o temaestudado.
3º passo: Justificativas: é a exposição do motivo que levou – ou dos motivos que levaram – à execução da pesquisa, da relevância de se pesquisar o tema escolhido e da contribuição do trabalho à área de estudos em que o tema está inserido. Ou seja, a justificativa é a resposta às perguntas: “Por que se deseja pesquisar este tema?”; “Qual a importância deste tema?”.
4º passo:Objetivo: determina onde o pesquisador quer chegar com a realização do trabalho de pesquisa. Eles devem manter coerência com o tema proposto no projeto e devem estar atrelados aos meios e métodos disponíveis para a execução da pesquisa. Os objetivos representam, de forma resumida, a finalidade do trabalho. Deve ser colocado começando com o verbo no infinitivo. Uma frase basta, por ex.: Verificara aplicabilidade da lei xxxx em um caso específico.
5º passo: Metodologia: é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.
Na introdução deverá aparecer uma breve apresentação do que será desenvolvido no decorrer do artigo. Quem lê a introdução precisa entender o que se pretende com a realização do artigo.¶
2 DESENVOLVIMENTO

Dos capítulos – 2 ao 4 – é a parte do DESENVOLVIMENTO, esta que é a parte principal e mais extensa do trabalho. Deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia e os resultados.
O desenvolvimento pode ser subdividido em títulos e subtítulos, dependendo da forma de abordagem do tema e deve seguir a NBR 6024: 2003 - Numeração Progressiva das Seções de umDocumento Escrito.

2.1 Citações

As citações deverão ser apresentadas seguindo o sistema autor-data e de acordo com as orientações da NBR 10520:2002 – Citações em Documentos – Apresentação.
As citações diretas e curtas (até três linhas) devem ser digitadas entre aspas. Veja o exemplo:
“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta ediscute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003, p. 2).
As citações diretas e longas (mais de três linhas) devem ser digitadas com letra menor do que a do texto, sem aspas e destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda. Veja o exemplo:
De acordo com Vitiello:
A...
tracking img