Lei da velocidade e ordem da reação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXTAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
IC-396 FÍSICO QUÍMICA EXPERIMENTAL

RELATÓRIO 6: DETERMINAÇÃO DA ORDEM DE UMA REAÇÃO

PROF : ANTÔNIO LUCIANO BAIA NETO
ALUNA: ANA PAULA DIAS DA SILVA
MATRÍCULA: 200364006-1
1. INTRODUÇÃO TEORICA

Cinética química é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia emfunção das diferentes condições e quais os mecanismos de desenvolvimento de uma reação.
Velocidade de uma reação química é o aumento na concentração molar do produto por unidade de tempo ou o decréscimo na concentração molar do reagente na unidade de tempo.
Constante da velocidade, k, é uma constante de proporcionalidade que relaciona velocidade e concentração. Tem valor constante a umatemperatura e varia com a temperatura.

Fatores que afetam a velocidade de uma reação química:

Concentração dos reagentes: Geralmente quanto mais concentrado mais rápido é a
velocidade. Existem exceções a esta regra;
Temperatura: Normalmente a velocidade das reações aumenta com o aumento da
temperatura. Um aumento de 10°C chega a dobrar a velocidade de uma reação;
Estado físico dosreagentes: Normalmente a velocidade segue esta ordem: gases >
soluções > líquidos puros > sólidos. Devido ao aumento da superfície específica;
Presença (concentração e forma física) de um catalizador ou inibidor. Catalizador
acelera e inibidor diminui a velocidade de uma reação química;
Luz: A presença de luz de certo comprimento de onda também pode acelerar certas reações químicas.A extensão (progresso ou desenvolvimento) de uma reação química é medida através da quantidade da substância que reagiu. A velocidade (taxa) de uma reação química é uma derivada da extensão da reação com relação ao tempo. Para reações homogêneas a extensão é medida em termos de concentração (c) ou pressão parcial (p), enquanto que a velocidade é medida como uma derivada ou velocidadeinstantânea, dc/dt ou dp/dt.
A velocidade média durante o intervalo (diferencial) se torna então uma boa aproximação da velocidade instantânea (derivada) e pode ser usada no seu lugar. Pode-se verificar que a velocidade não é constante com o decorrer do tempo. A velocidade de uma reação química depende das condições nas quais a reação está ocorrendo, tais como a temperatura, pressão, e as concentrações oupressão parcial de algumas substâncias presentes.
É importante conhecer tanto a extensão como a velocidade de uma reação química ao mesmo tempo, porque a velocidade observada de uma reação depende normalmente das concentrações ou pressão parcial de alguns se não todos os reagentes e, na maioria das reações, as concentrações ou pressões parciais de todos os reagentes diminui gradativamente àmedida que a reação se desenvolve.
A velocidade de uma reação na qual é conhecida a estequiometria pode ser avaliada pela medida da velocidade de aparecimento de algum produto ou a velocidade de desaparecimento de algum reagente. O aparecimento é indicado normalmente como uma velocidade positiva, com um sinal positivo, e o desaparecimento como uma velocidade negativa, com um sinal negativo.
Uma vezque a velocidade de uma reação depende freqüentemente da concentração ou pressão parcial de um reagente, porém não de um produto, velocidades de reação são normalmente escritas em termos de velocidade de consumo de reagentes.
* Ordem de reação. Leis de velocidade

Ordem de uma reação química é igual ao valor do expoente ao quais os reagentes estão elevados e expressos na equação da lei davelocidade.
Lei de velocidade de uma reação química é uma equação que relaciona a velocidade de uma reação com a concentração dos reagentes elevadas em certos expoentes.

Para uma reação química geral:

aA + bB cC + dD

A seguinte lei da velocidade é obtida:

Velocidade = k [A]m [B]n

onde m e n são os expoentes dos reagentes e são determinados experimentalmente.

Os valores...
tracking img