Lebefe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carta Pioneira – Clã Sparta
O Clã Sparta do grupo Cadetes de Mafeking 010/RS tem como fundamento básico a prática e comprimento da Lei Escoteira e garantir os ideais do nosso clã e do lema “SERVIR”. Assim como trabalhar no desenvolvimento pessoal de cada pioneiro, trabalhando sob os regimentos aqui aprovados que irão ministrar o clã.

1. NORMAS GERAIS

1- A presente Carta Pioneirarepresenta o regimento interno deste clã, tendo por função nortear as atividades desenvolvidas por este mesmo.
2- O Clã Pioneiro Sparta é formado por jovens de ambos os sexos de 18 a 21 anos (incompletos) conforme regra do P.O.R, podendo ser avaliada em reunião da COMAD a possibilidade da participação de jovens a partir de 17 anos visando seu grau de maturidade e interesse.
3- Tem comoobjetivo garantir e honrar seu lema “Servir”, trabalhar na formação do jovem pioneiro bem como seus princípios e caráter dentro e fora do movimento escoteiro.

2. ORGANIZAÇÃO

1- Esta Carta Pioneira tem como base principal respeitar as:
I. Normas do P.O.R;
II. Estatuto da UEB;
III. Estatuto do Grupo Escoteiro Cadetes de Mafeking;
IV. Regimento Interno do GECM;
V. Princípioséticos e morais do Escotismo;
VI. Resoluções do CAN;

2- Os termos regidos nesta Carta Pioneira devem ser aceitos e principalmente, respeitados por todos os integrantes do Clã, sendo fundamental a aceitação do mesmo para permanência do jovem neste ramo.
3- No caso de infração aos termos presentes o elemento fica sujeito a punição avaliada pelo Conselho de Clã.
4- Após aaprovação/implantação está Carta deverá ser revista anualmente, e ou, quando o clã julgar necessário sob decisão unânime do Conselho de Clã.

Das Reuniões

1- As reuniões do Clã são realizadas aos sábados ás 14:45hs;
2- A entrega da programação para Chefia e Diretor técnico deve ser feita com uma semana de antecedência, tendo sempre uma extra.
3- Em caso de reuniões extraordinárias fica sobresponsabilidade do Presidente e Vice da COMAD o aviso da mesma ao Conselho de Clã com no mínimo 7 (sete) dias de antecedência.
4- Em qualquer reunião realizada fora do horário normal (sábados no período da tarde) estabelecida pela COMAD ou Conselho de clã, deverá ter registro em Ata devidamente assinado pelos membros presentes.

Atividades Externas

1- A participação nos acampamentos doclã e acampamentos com o grupo ocorrerá sob tais condições:
I. Estiver inscrito na UEB no ano da atividade;
II. Estiver com sua mensalidade em dia, podendo ser aceito no mínimo um mês de atraso em caso de acampamento apenas com o CLÃ.
III. Participar de no mínimo duas reuniões anteriores à atividade, ou justificar a falta previamente para o presidente da COMAD.
OBS.: se asjustificativas forem decisórias para a participação de um membro do clã em alguma atividade o presidente deverá consultar toda a COMAD.

Dos Símbolos
1- São símbolos do Clã:
I. A Bandeira do Clã
II. O Grito do Clã
III. A Bicicleta (Representando não só o Clã, mas sim o Grupo ao qual este pertence)
IV. A forquilha, o escudo de Sparta, carta pioneira e cerimônias do Clã.

TópicosEspeciais de Adestramento dos Pioneiros do Clã

1- Para o pioneiro ser aceito no clã deve obrigatoriamente concordar com todos os termos desta carta.
2- Todo novo membro ao movimento que entrar direto no Clã deverá mostrar interesse, e passar por algumas “etapas” para realização de sua promessa pioneira.
3- Os pioneiros já promessados deverão cumprir todas as exigências previstas no GuiaPioneiro e passar pela Cerimônia de Investidura.

3. REGRAS

Do Conselho de Clã

1- O Conselho de Clã é a reunião de todos os pioneiros do clã, com direito de voz e voto, sendo debatido democraticamente qualquer assunto. Em casos extremos caberá ao mestre direito de voz definitivo e veto considerando o melhor para o clã.
2- O Conselho de Clã será baseado na democracia,...
tracking img