Leasing e factoring

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEASING - Arrendamento Mercantil

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ARRENDAMENTO
Um arrendamento é um contrato legal entre duas partes, o arrendador, que possui o ativo e o arrendatário, que usa o ativo. O arrendador concede ao arrendatário o direito de usar o ativo por um prazo específico. Em troca, o arrendatário paga certa quantia por esse aluguel, durante o período de arrendamento. Normalmente, ositens arrendados são computadores, equipamentos, carros, apartamentos e escritórios. Os arrendadores e os arrendatários podem ser pessoas ou empresas. Os bancos comerciais, os comerciantes de carro e as companhias de arrendamento são os maiores arrendadores do mercado atual.
O procedimento para se arrendar um ativo é basicamente o mesmo usado para captar dinheiro, embora tenha algumas diferençasimportantes. Após selecionar o equipamento (ou outro ativo), o arrendatário entra em contato com uma companhia arrendadora e solicita um financiamento. Ao receber a requisição de arrendamento, o arrendador avalia o cadastro do arrendatário, prepara uma descrição e determina o custo do ativo a ser arrendado. Uma vez aprovada à solicitação, o arrendador informa ao arrendatário quantos serão ospagamentos anuais do aluguel, a data de pagamento, os programas para manutenção do equipamento e outros direitos e obrigações do arrendatário durante o período do arrendamento.
Se o arrendatário achar os termos e as condições aceitáveis, o contrato de arrendamento é assinado e o equipamento, entregue ao arrendatário. O contrato pode conter uma cláusula concedendo ao arrendador a opção de comprar o ativodurante o contrato ou ao seu término. No final do período de arrendamento, se o arrendatário decidir exercer essa opção, fará um pagamento adicional ao arrendador, de acordo com o estipulado no contrato, e irá tornar-se, então, o novo proprietário do ativo.

VANTAGENS DO ARRENDAMENTO
Há numerosas vantagens em arrendar um equipamento em lugar de obter um empréstimo para comprá-lo.
Oarrendamento coloca menos restrições ao arrendatário que um agente financeiro. Desde que o documento de propriedade do equipamento esteja em nome do arrendador, um arrendamento é semelhante a um financiamento com caução. Simplificando, se o arrendatário deixar de pagar o aluguel anual ou periódico, o arrendador recupera facilmente o equipamento porque ele pertence legalmente à companhia arrendadora. Acompanhia arrendadora não deve impor muitas restrições ao arrendatário. As solicitações de arrendamento, em geral, são aprovadas mais rapidamente e com padrões de crédito mais flexíveis que as de empréstimos em dinheiro.
Outra vantagem importante, é que o arrendatário transfere o risco da obsolescência – o risco de que o equipamento fique ultrapassado – para o arrendador. Atualmente, as ideias e osprodutos inovadores ficam obsoletos com muita rapidez. Mesmo o melhor equipamento existente pode ficar obsoleto em pouco tempo. Tomar dinheiro emprestado e comprar um equipamento arriscado pode não ser um investimento saudável economicamente, porque o valor desse investimento cairá muito se um novo equipamento, mais eficiente, for lançado no mercado poucos anos após a sua compra. Isso se aplicaprincipalmente aos produtos de alta tecnologia, como computadores e instrumentos de precisão. Em tais casos, arrendar é uma boa alternativa à compra de um equipamento.
Arrendar, ao contrário de comprar, não exige grande investimento inicial. As despesas de arrendamento são pagas no decorrer de um período de tempo; assim, menos restrições financeiras pesam sobre o arrendatário. Além disso, devido àsvantagens tributárias que o arrendador recebe sobre o equipamento arrendado, a proposta de arrendar pode ser mais barata que o preço de compra cobrado por um fabricante. Em outras palavras, o arrendador pode compartilhar os benefícios tributários com os clientes que regularmente arrendam o equipamento e, na maioria dos casos, os pagamentos anuais do arredamento são dedutíveis do imposto de renda....
tracking img