LEAN

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA
O conceito de Lean Manufacturing emergiu no Japão do após segunda guerra mundial. Em 1955, Taichii Ohno e Shigeo Shingo encetaram a tarefa de desenvolver um novo sistema deprodução para a Toyota Motor Company nas instalações de Nagoya. Durante as duas décadas seguintes, os dois engenheiros fundiram vários conceitos retirados das religiões e filosofiasasiáticas com os melhores conceitos existentes de produção (predominantemente americanos). O sistema unificado de alta produtividade e qualidade superior desenvolvido tornou-se oSistema de Produção Toyota.
Durante os anos 60 e 70, o sistema ganhou proeminência por todo o Japão, e a prova do seu sucesso chegou aos Estados Unidos, principalmente sob a forma deexportações japonesas dos sectores automóvel e de electrónica. No final dos anos 70, vários empresários americanos e consultores de produtividade começaram a introduzir este sistema nosEstados Unidos.
Uma vez que a frase "Sistema de Produção Toyota" estava claramente identificada com um único produtor, procurou-se encontrar um nome mais aceitável para o conceito. Surgiuuma vasta gama de nomes, tais como "Just-in-Time Production", "World Class Manufacturing", Continuous Flow Manufacturing", etc.. Em 1990, James Wormack, um consultor de produtividade,escreveu um livro que se tornou popular, intitulado "A Máquina que Mudou o Mundo". Nesse livro usou o termo "Lean Manufacturing". Este termo acabou por se tornar no nome aceite portodos.
Durante os anos 90 e no início do novo século, o sistema espalhou-se por todos os Estados Unidos e pela Europa. Continua a mostrar-se um sistema capaz de gerar melhoriassignificativas, tanto em termos de produtividade, como de qualidade. E não aparenta sinais de desaceleração.




OBJECTIVOS



CARACTERISTICAS


VANTAGENS


LIMITAÇÕES
tracking img