Le corbusier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO IV

LE CORBUSIER

INTRODUÇÃO

O racionalismo arquitetônico corresponde a uma tendência introduzida na Europa no início do século XX. Conjugando todos os propósitos racionalizadores e funcionalistas da arquitetura da Revolução Industrial que haviam encontrado seu campo de experimentação entre 1890 e 1914, formulam-se no pós-guerra distintasopções arquitetônicas de objetivos e métodos próximos com um repertório formal com constantes relações até condicionar quase um estilo internacional que apresenta semelhanças com as vanguardas pictóricas, especialmente com o cubismo.
Podemos destacar como principais características do racionalimo formal:
a) Asssunção do axioma do funcionalismo, cada elemento arquitetônico deve cumprir a sua função,de tal forma que a casa deve ser pensada como uma máquina de habitar;
b) Geometrização cubista da composição do espaço da construção – a visão de uma casa não devia limitar-se a uma única fachada principal, mas devia poder ser vista de vários ângulos;
c) Concepção retangular da planta e das fachadas de forma a salientar os interiores funcionais do edifício;
d) Fachada livre (abandono dafrontalidade) e janelas em bandeira (expondo ao sol todas as peças);
e) Telhado açotado (possibilitando uma habitação suplementar) e coberturas planas;
f) Contenção decorativa e sobriedade das formas;
g) Construção orientada para a resolução dos problemas habitacionais das cidades européias – concepção das unidades de habitação;
h) Integração de outras funções e atividades complementares nosedifícios predominantemente residenciais;
i) Concepção da arquitetura como ponto de encontro entre a atividade do engenheiro e a poesia plástica do escultor, donde advém a preocupação em conciliar, ao mesmo tempo, o geométrico e o humano.
Podemos assim dizer que o racionalismo arquitetônico, é a depuração do saturado, deixando somente o essencial, o prático e funcional para cada situação.
Entre 1925 e1940, a orientação racionalista difunde-se em toda a Europa, já por obras isoladas ou por pentração de métodos construtivos novos, originado a formação de diversas escolas. Esta difusão está basicamnete ligada ao trabalho dos grandes mestres, tanto os meramente racionalistas como os pioneiros do início do século, que recebem encargos de todo o mundo e que, mediante associação ou colaboração comarquitetos locais, contribuem para expandí-lo apesar das resistências oficiais e acadêmicas.
Na escola francesa destaca-se o importante trabalho de pesquisa do arquiteto Le Corbusier, principal figura do racionalismo europeu e mundial.
Le Corbusier, cujo nome verdadeiro era Charles-Edouard Jeanneret nasceu em 6 de outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suíça. Seu pai e seu avô eram gravadores, suamãe, cujo nome de solteira era Perret morreu não muito tempo do seu centenário, na casa que Le Corbusier construiu para seus pais em 1923 às margens do Lago de Genebra, perto de Vevey. Precocemente mostrou um grande talento para o desenho, de modo que aos 14 catorze anos foi colocado na Escola de Arte de La Chaux-de-Fonds, escola fundada no século XIX, em especial para a formação de gravadores etrabalhadores da indústria de relógios. O papel de seu professores L’Eplattenier foi especialmente importante que ele desempenhasse um papel importante na evolução do jovem Jeanneret e no seu interesse pela arquitetura. Para o seu estímulo e encorajamento frequentou cursos da nova seção da escola dedicada à pintura mural e escultura.
Com apenas 18 anos, pediram-lhe que construísse uma casa paraum membro do comité da direção da Escola de Arte. Com os seus honorários, Charles-Edouard Jeanneret começou um percurso que o levou para a Itália, para Budapeste e Viena, onde conheceu, entre outros, Josef Hoffmann que no momento era o diretor das Oficinas de Arte de Viena.
Em fevereiro 1908, contando com seus 20 anos, o rapaz foi pela primeira vez à Paris, onde passou uma longa temporada....
tracking img