Le corbusier - modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODERNISMO – LE CORBUSIER

MODERNISMO



O Movimento Moderno foi um movimento cultural global que envolveu vários aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e artísticos. Arquitetura moderna é designada como um conjunto de movimentos e escolas arquitetônicas que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX.



(CIAM - CONGRESSO INTERNACIONAL DEARQUITETURA MODERNA)



Não existia um ideário moderno único e uniforme. Os arquitetos constituem, a partir de 1928, um movimento internacional (CIAM). Estes arquitetos de pensamentos e produçoes tão diversas encontraram no CIAM um instrumento de convergência, produzindo um conjunto de ideias de aparência homogênea, resultando no estabelecimento de alguns pontos comuns.



MODERNISMOEscolas e arquitetos modernos:


Bauhaus, na Alemanha Vuthemas, na Russia Le Corbusier Frank Lloyd Wright







CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES



rejeitavam os estilos históricos principalmente porque acreditavam que estes estilos mantiam uma devoção desacerbada aos ornamentos. a idéia de industrialização, força da economia e a recém descoberta noção do design estavam semprepresentes.



CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES
Máximas que se tornaram comuns entre os representantes do modernismo podemos citar:



“menos é mais” - Mies Van der Rohe “a forma segue a função” - Louis Sullivan



CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES
Os arquitetos Modernistas buscavam o racionalismo e funcionalismo em seus projetos, sendo que as obras deste estilo apresentavam como característicascomuns formas geométricas definidas, sem ornamentos; separação entre estrutura e vedação; uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício; planos de vidro contínuos nas fachadas ao invés de janelas tradicionais; integração da arquitetura com o entorno pelo paisagismo, e com as outras artes plásticas através do emprego de painéis de azulejo decorados, murais e esculturas.

CARACTERÍSTICASIMPORTANTES



Pilotis utilizados na Villa Savoye de Le Corbusieur.
( Fonte: robertabarresi.com )

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES



Plano de vidro utilizado no MASP de Lina Bo Bardi

(Fonte: brasilarqui.wordpress.com)

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES



Terraço-jardim utilizado no edifício do MEC de Burle Marx.
(Fonte: monolitho.labin.pro.br)

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES

“A Arquitetura moderna é a expressão visível da unidade entre a arte, a ciência e a indústria. A novidade do movimento moderno residiu no uso dos novos materiais de técnicas de construção tornadas disponíveis pelo desenvolvimento industrial.” (Selma Melo Miranda)

URBANISMO MODERNO
O urbanismo moderno surgiu a partir da necessidade de melhoria da cidade gerada pela Revolução Industrial. As propostas de melhoria eram de caráter basicamente físico e envolviam preocupações com aspectos como, a distribuição das diferentes funções pela cidade, o traçado urbano, a distribuição de densidades e a localização e o desenho das áreas verdes, bem como preocupações com os aspectos estéticos.






O Urbanismo Moderno encontrou em Le Corbusier (1887-1965) seu maior expoente, quefundou os princípios do Urbanismo Racionalista. Os urbanistas racionalistas desenvolveram uma série de propostas, muitas das quais aplicadas na criação de novos bairros de cidades européias. Os novos bairros eram compostos de modo unitário e em bloco, com cuidados de ventilação e iluminação, separação de tráfego e arborização.

Altamente segregacionistas, os modelos das cidades racionalistas erambaseados em:








Descongestionar o centro das cidades; Aumentar a densidade do centro das cidades; Aumentar os meios de circulação; Aumentar as superfícies verdes.





Le Corbusier - Visão modernista das áreas habitacionais Mostra a separação entre pedestres e veículos e a localização dos edifícios residenciais em grandes áreas verdes públicas.

Os “arquitetos...
tracking img