Layout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLANTAÇÃO DE UM LAYOUT TIPO “U” EM UMA INDÚSTRIA DE CALÇADOS DE COURO



1. INTRODUÇÃO

O mercado coureiro calçadista é um dos mais competitivos do Brasil, devido ao grande número de empresas estabelecidas no país, cujo mix atual de produtos varia constantemente, alterando tipos de artigos, estampas, acabamentos e cores, flutuando com a tendência da moda nacional, que é influenciadafortemente pelos lançamentos internacionais. Os lotes de produção são, portanto, cada vez mais menores e variáveis (TREIN, 2001). Em um ambiente organizacional, sobretudo aqueles que querem tornar-se competitivos, otimização e o aprimoramento dos recursos internos são quesitos passíveis de aplicação dos princípios do Just – in- Time (JIT) com fins de melhoramento produtivo e competitividademercadológica.

O JIT surgiu após a Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Company. É também conhecido como Sistema Toyota de Produção (STP) e tem como função precípua eliminar custos através da eliminação das perdas, ou seja, atividades que geram custo e não agregam valor ao produto. O STP ainda é conhecido como produção enxuta por usar menos recursos em comparação com a produção em massa.

A produçãoenxuta combina as vantagens da produção de variedade de produtos (mix de produtos) e produção em massa (baixos preços). Para tanto, apóia-se nos princípios da manufatura celular, em particular na reorganização de layouts produtivos, no treinamento para formação de trabalhadores multifuncionais e na padronização/revisão contínua das operações (WEMMERLÖV & HYER, 1989; SPENCER & GUIDE, 1995; MONDENapud MILTENBURG, 1998). O layout celular conjuga dois importantes benefícios dos layouts lineares e funcionais. Primeiro, através da tecnologia de grupo, reúne equipamentos e produtos afins, proporcionando ganhos de escala típicos da produção em linha. Segundo, através da reorganização física de equipamentos aproxima trabalhadores promovendo a multifuncionalidade e a flexibilidade da força detrabalho, característica dos layouts funcionais.

Nesse contexto, o objetivo deste estudo é propor a reestruturação do layout produtivo de uma indústria do ramo coureiro/calçadista para um layout tipo “U” com o objetivo de eliminar transportes e movimentações desnecessárias, reduzir distâncias de transportes de componentes, reduzir o atual ciclo de produção, racionalizar os movimentos, reduzirestoques de work-in-process, aumentar a eficiência da produção e acelerar a implementação da produção Just-in-Time.


2. JUST-IN-TIME (JIT)

Segundo Ghinato (1996), existe uma grande dificuldade em se conceituar o Just-in-Time, havendo falta de coerência entre os diversos autores na interpretação desta expressão. Poucas empresas detêm um profundo conhecimento sobre o tema e acabam por utilizarferramentas do JIT de maneira desarticulada para a correção de problemas pontuais, o que não caracteriza um ambiente JIT e, portanto, não geram os ganhos esperados.

Sob a ótica de Moreira (2010), o JIT é uma filosofia de manufatura, ou seja, uma forma de abordar, entender e conduzir as atividades de uma organização que tem na base a busca pela eliminação planejada e sistemática do desperdício,estando ligado diretamente ao Lean System. De fato, na maioria da literatura especializada no assunto, o JIT é definido como o pilar de sustentação do Lean System responsável pela introdução do fluxo contínuo de produção a partir da produção puxada.


2.1. As sete perdas


A essência do Lean System é a perseguição e eliminação de qualquer perda a partir da melhoria contínua, proporcionando amais alta qualidade aos produtos, lead times menores e um custo mais baixo. De uma forma simplificada Shingo (1996) classifica as perdas em sete tipos distintos: perda por superprodução; perda por espera; perda por transporte; perda pelo processamento em si; perda por estoque; perda por movimentação; e perda pela fabricação de produtos defeituosos. Através do Quadro 1 a seguir é possível...
tracking img