Layout de supermercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE
Comissão Econômica para a América Latina e Caribe - CEPAL
Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID










JOÃO MACHADO NETO






O QUE DIFERENCIA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – MPE DAS MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS


Artigo apresentado como requisito para aprovação nadisciplina Economia e Gestão de Micro e Pequenas Empresas no MBA – Gestão de Projetos de Desenvolvimento de APL - Arranjos Produtivos Locais






Professor: Carlos Alberto Santos















Brasília
2005
O QUE DIFERENCIA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - MPE DAS MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS[1]João Machado Neto[2]
Administrador de Empresas, Consultor do SEBRAE/RO.Porto Velho/Brasil
jmachado@ro.sebrae.com.br



RESUMO: Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre o que diferencia as micro e pequenas empresas das médias e grandes empresas. Inicia pela definição de micro, pequenas, médias e grandes empresas no Brasil. Apresenta as causas damortalidade precoce das micro e pequenas empresas e a longevidade das médias e grandes empresas, baseado em estudos do SEBRAE e da Fundação Universidade de Brasília e na obra Feitas para Durar de James C. Collins e Jerry I. Porras. O trabalho trata ainda da questão cultural da falta de cooperação e articulação entre as micro e pequenas empresas. Aborda as deficiências da gestão empresarial namicro e pequena empresa e a baixa escolaridade dos pequenos empresários brasileiros como fatores que contribuem para o desaparecimento de grande contingente de pequenos negócios no Brasil. Tendo por base pesquisa do Banco Mundial realizada em 133 países e publicada em 2004, faz uma análise de como o ambiente legal e burocrático brasileiro impacta negativamente no surgimento,operação e encerramento das atividades das empresas de micro e pequeno porte e como estes fatores afetam também as médias e grandes empresas no país.

PALAVRAS CHAVES:
Micro e Pequena Empresa, Sobrevivência, Cooperação, Empreendedorismo, Gestão, Procusto.


1 INTRODUÇÃO


O objetivo geral deste trabalho é responder a seguinte questão: O que diferencia a micro e pequena empresa- MPE da média e grande empresa no Brasil? Foi apresentado como requisito para aprovação na disciplina Economia e Gestão de Micro e Pequenas Empresas do MBA em Gestão de Projetos de Desenvolvimento de APL- Arranjos Produtivos Locais, em 2005.
Visando facilitar o entendimento do tema, procurou-se estruturar este artigo em 6 tópicos: 1)Introdução; 2)Definição de micro, pequena, médiae grande empresa no Brasil; 3)Mortalidade das micro e pequenas empresas - MPE e longevidade nas médias e grandes empresas; 4) O fator cultural da falta de cooperação e articulação entre as micro e pequenas empresas; 5) Gestão e empreendedorismo versus educação; 6)Como o arcabouço jurídico e burocrático impacta nas micro e pequenas empresas e nas médias e grandes empresas brasileiras. Sempre quepossível, cada um destes tópicos é apresentado fazendo-se um paralelo entre as características, deficiências e causas do fracasso precoce das MPE e os motivos do sucesso e longevidade das grandes empresas.
Longe de querer esgotar o assunto, este trabalho pretende também contribuir para a discussão do dilema -MPE sinônimo de um ente econômico frágil e desprotegido versus a grande...
tracking img