Sistemas cad / cam / cae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
INSTITUTO SUPERIOR TUPY
ENGENHARIA MECÂNICA








SISTEMAS CAD / CAM / CAE
ESTUDO DE CASO





Éder Carlos Jönck

EGM - 381





Prof. Sabrina Bodziack





JOINVILLE
DEZ / 2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 SISTEMAS CAD / CAM .............4
2 SISTEMAS CAD 5
2.1 MODELADORES SÓLIDOS 6
2.2 MODELADORES DE SUPERFÍCIE 7
2.3MODELADORES HÍBRIDOS 7
2.4 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS CAD 8
2.5 VANTAGENS DO SISTEMA CAD 10
2.6 TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS CAD PARA O SISTEMA CAM 11
3 SISTEMAS CAM 12
4 SOFTWARE NX 6.0 13
4.1 MÓDULO CAD 13
4.2 MÓDULO CAM 14
5 PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO 15
6 PROJETO DA CAVIDADE DO MOLDE 16
7 USINAGEM DA CAVIDADE DO MOLDE 17
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18INTRODUÇÃO

O grande avanço industrial, principalmente do setor de fabricação mecânica faz crescer o uso de sistemas CAD / CAM nas indústrias, uma vez que as empresas estão buscando novas tecnologias de maneira a aumentar a velocidade de produção mantendo a qualidade e a confiabilidade do produto. Portanto, os sistemas CAD / CAM possuem esta finalidade, manter a qualidade e a confiabilidade.Assim sendo, visando o aumento dos conhecimentos no que diz respeito aos sistemas CAD / CAM, o presente estudo foi estruturado de modo a mostrar as funcionalidades no modelamento de produto, cavidade do molde e usinagem, utilizando o software NX 6 execução dos trabalhos.






















1 SISTEMAS CAD / CAM

As primeiras aplicações de computadores para auxiliar asetapas de engenharia tiveram início na década de 50, quando o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) iniciou a discussão sobre a tecnologia CAD/CAM. Os sistemas CAD desta geração se limitavam à descrição de entidades geométricas em duas dimensões, à criação e manipulação de desenhos em terminais gráficos monocromáticos.
Contudo, nesta época estes sistemas CAD já propiciavam várias vantagens,tais como:

- Possibilidade de envio, ou recebimento de desenhos por processos eletrônicos;
- Melhor gerenciamento dos desenhos;
- Precisão do dimensionamento;
- Maior rapidez na recuperação, modificação ou atualização de desenhos.

A utilização de sistemas CAD/CAM foi, por anos, limitada a aplicação em grandes empresas, como aeroespacial e automobilística. Isto ocorria, direta ouindiretamente, pelos custos envolvidos, desde software/hardware até a qualificação da mão de obra, requerendo usuários com maior grau de instrução. Ao final da década de 90, com o desenvolvimento de um sistema operacional robusto para aplicação em PCs (Windows NT), houve uma migração das empresas que desenvolviam seus sistemas CAD/CAM baseados em sistema operacional UNIX. Este fato, além de reduzir ocusto de Hardware, reduziu também a necessidade de usuários extremamente especializados. A interface padrão Windows é bastante interativa, tornando mais intuitiva a utilização destes sistemas.
Por sua vez, os custos relacionados diretamente aos softwares CAD/CAM também estão bastante accessíveis atualmente, tornando sua utilização viável mesmo para pequenas empresas. Isto devido à concorrência demercado e a própria evolução desta tecnologia.


2 SISTEMAS CAD

A partir da década de 80, outros sistemas computacionais tiveram ênfase e foram desenvolvidos para suprir as necessidades de engenharia, com o objetivo de integrar o processo de manufatura por sistemas computacionais (CIM) (ROZENFELD, 1996).
Entretanto, algumas limitações restringiam a utilização prática destes sistemas, como aintegração entre eles, custo, gerenciamento e implementação em um ambiente real de trabalho. Atualmente, com o decorrido desenvolvimento de software e hardware, esta integração se tem de forma mais efetiva, embora ainda não atingindo o ciclo total de produção. A Figura 1 ilustra, de forma genérica, alguns softwares de auxilio as etapas de planejamento, manufatura, cálculos e inspeção. Observe-se...
tracking img