Laudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PSICOLOGIA

PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE PRATICA ORIENTADA

Blumenau Novembro de 2011

DOENÇA DE ALZHEIMER
Livia Cristina Jagiello Mohr Scheila Valeria Colaço

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Pratica Orientada, da terceira fase do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Metropolitana de Blumenau - FAMEBLU.

Faculdade Metropolitana de Blumenau BlumenauNovembro - 2011

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ............................................................................1 LEVANTAMENTO DE LITERATURA .....................................2 PROBLEMA.................................................................................3 HIPÓTESE....................................................................................4OBJETIVOS.................................................................................5 JUSTIFICATIVA ........................................................................6 METODOLOGIA ........................................................................7 REFERÊNCIAS ..........................................................................8

1-INTRODUÇÃO Através desse projeto de pesquisa apresentaremos algumascaracterísticas levantadas acerca da Doença de Alzheimer e a problemática da dependência do idoso por um cuidador devido o declínio da capacidade cognitiva e o comprometimento de sua integridade física e social. As informações foram coletadas em artigos científicos relacionados com a Doença de Alzheimer e a correlação entre memória, envelhecimento e autonomia e suas características no cotidiano dosidosos e seus cuidadores. Este projeto de pesquisa tem a finalidade de registrar a relevância desta temática para o profissional da área da Psicologia e demais profissionais da saúde, que tem papel fundamental no auxilio ao idoso com a Doença de Alzheimer e auxilio ao cuidador, através deste projeto de pesquisa buscaremos identificar a necessidade do idoso por um cuidador de acordo com as etapas dadoença.

2 – LEVANTAMENTO DE LITERATURA “O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para a preservação de sua saúde física e mental e de seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições deliberdade e dignidade”. (Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 10 de outubro de 2003).

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial, que tem conseqüências diretas para o sistema de saúde pública e para sociedade em geral. Estima se que no período de 1960 a 2025 o crescimento da população idosa seja de 917%, além deste crescimento houve também um aumento na expectativa de vida das pessoas e uma dasprincipais conseqüências

do crescimento da população idosa é o aumento da prevalência de demências como a de Alzheimer, por esta razão se faz urgente capacitar profissionais para lidar de modo adequado e eficiente com o idoso, permitindo a ele o gozo das atribuições previstas no Estatudo do Idoso.

Demência é uma síndrome caracterizada pelo declínio progressivo e global das funções cognitivas,na ausência de um comprometimento agudo do estado de consciência, e que seja suficientemente importante para interferir nas atividades sociais e ocupacionais do indivíduo. O diagnóstico de demência exige constatação de deterioração ou declínio cognitivo em relação à condição previa do individuo (Corey-Bloom ET AL, 1995).

A Doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência no idoso, comapresentação clinica e patológica bem definidas, afetando 5% dos indivíduos com mais de 65 anos e 20% daqueles com mais de 80 anos (Jorm e Jacomb, 1987). Estudos mostram que os primeiros sintomas da Doença de Alzheimer aparecem usualmente após os 65 anos de idade, observa-se que a maioria dos casos acomete idosos do sexo feminino com 66,7% e idosos de ambos os sexos casados numa faixa de 50%. A...
tracking img