Laudo ergonomico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ERGONOMIA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: O PAPEL DOS ESPAÇOS DE REGULAÇÃO INDIVIDUAL E SOCIAL NA GÊNESE DAS LER/DORT
ERGONOMICS AND LABOR ORGANIZATION: THE ROLE OF INDIVIDUAL AND SOCIAL REGULATION SPHERES IN THE GENESIS OF RSI/WMSD
Paulo Antonio Barros Oliveira
Professor Adjunto de Medicina Social da UFRGS MD, D Sc. Auditor Fiscal do Trabalho – DRT/RS

RESUMO Este artigo aborda a Ergonomia,ciência interdisciplinar que se dedica ao estudo da adaptação do trabalho ao homem. No trabalho, há uma parte que chamamos de tarefa e outra que chamamos de atividade. Desta forma, este estudo mostra de que maneira tarefa e atividade atuam, como se dão as regulações que os indivíduos executam e de que modo o trabalhador pode atingir uma situação de trabalho equilibrada.

ABSTRACT This article dealswith Ergonomics, the interdisciplinary science dedicated to man’s adaptation to work. At work, there is an element we call task and another one we call activity. Hence, this study shows how task and activity operate, how adjustments executed by individuals work, and how workers can achieve a balanced working situation.

PALAVRAS-CHAVE
Ergonomia, LER/DORT, saúde ocupacional, trabalho, condiçõesde trabalho.

KEY WORDS
Ergonomics, RSI/WMSD, occupational health, labor, working conditions.

Boletim Saude 11052006.indb 31

11/05/2006 13:02 Cris

32 | PAULO ANTONIO BARROS OLIVEIRA

Como é do conhecimento geral, a Ergonomia é uma ciência ou disciplina que se dedica ao estudo da adaptação do trabalho ao homem, e do desempenho do homem em atividade de trabalho. Resumindo: elaprocura conhecer, compreender o trabalho, mas, além de seu caráter de disciplina, há uma característica imprescindível da Ergonomia, o fim, o objetivo para transformar o trabalho, adaptando-o ao homem que o executa (GUERIN et al., 2001). Entretanto, mais do que isso, a Ergonomia reveste-se de um caráter eminentemente interdisciplinar. Sua prática constitui-se por parte da arte do engenheiro, na medida emque seu resultado traduz-se em dispositivos técnicos (concepção de ferramentas, máquinas, espaços e dispositivos), que possam ser utilizados com o máximo conforto, segurança e eficácia. Além disso, ela se baseia, essencialmente, em conhecimentos científicos relativos ao campo das ciências do homem (Antropometria, Fisiologia, Psicologia, Medicina, Sociologia), sendo avaliada, principalmente, porcritérios pertencentes às ciências biológicas e sociais (Saúde, Sociologia, Economia, entre outras) (LAVILLE, 1976; MONTMOLLIN, 1990, 1995; WISNER, 1987). Outro aspecto a ser explicitado é a necessidade de, em Ergonomia, trabalhar-se a partir de um paradigma antropotecnológico, no qual a noção de contingência e de mediações cultural e histórica permita compreender comportamentos e sentidos a partirde uma perspectiva de processo de produção, como inserção de processos de trabalho em um quadro ampliado de referências histórica, social, cultural, econômica, geográfica, entre outras (VIDAL, 1996).

No trabalho, há uma parte que compõe a prescrição, o comando, os objetivos, as metas, e o que a organização oferece para a execução do mesmo, a qual chamamos tarefa, e outra parte, que é a maneira deo trabalhador executar essa tarefa a ele determinada, a qual chamamos de atividade. A tarefa é o tipo, a quantidade e a qualidade da produção por unidade de tempo, e os necessários meios para realizá-la, determinada a um posto de trabalho, a um trabalhador ou a um grupo de trabalhadores. Ela é, assim, constituída pela organização (as condutas, os métodos de trabalho, as instruções), tudo o que otrabalhador tem que fazer e como ele deve fazê-lo, bem como o conjunto de objetivos a serem atingidos, as especificações do resultado a obter (normas de qualidade, quantidade e manutenção, etc.), os meios fornecidos para a execução da tarefa (condições da matéria-prima, máquinas e equipamentos, formação e experiência exigidas do trabalhador, composição da equipe de trabalho, etc.) e as condições...
tracking img