Latas de aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

Ciências e Tecnologias dos Materiais

Alumínio
Aplicação (Latas de alumínio)

Rio de Janeiro, 2011

Universidade Gama Filho- Unidade Downton
Acadêmico: Maykon Brum Goulart
Professor: Dr. Amândio Marquez
Data: 07/11/2011

Alumínio
(Aplicação – Latas de alumínio)

Trabalho entregue a disciplina de ciências e tecnologias dos materiais, com ênfase em alumínio e aplicaçãoem latas de alumínio e de aço para ser entregue ao professor Dr. Amândio.

Ano 2011.2

Aplicações do alumínio

O alumínio é amplamente utilizado pela indústria de diversas maneiras. Tal versatilidade se deve às suas propriedades e excelente desempenho na maioria das aplicações. Suas técnicas de fabricação permitem a manufatura do produto acabado a preços competitivos. Cada segmentoutiliza o metal na forma mais adequada às suas finalidades, de acordo com os diferenciais e propriedades de cada produto.
Vantagens: Alumínio
A principal vantagem do alumínio está no fato de ele não enferrujar, e, portanto, estar livre de problemas com a umidade e maresia. Por isso, esse material é muito usado em esquadrias, portas portões e grades, dispensando tratamentos especiais, mesmo nolitoral.
A indústria desenvolveu processos como a anodização, que imprime cores diferentes ao metal, naturalmente prateado, sem alterar sua aparência original, além de conferir maior resistência às intempéries. Assim, hoje em dia, é possível encontrar o alumínio anodizado em diversas cores, sendo as mais comuns, o preto e o bronze. Há também a pintura eletrostática, que cobre o material com uma camadacolorida. Amarelo, vermelho, verde e azul são algumas das inúmeras opções. Tão resistente à ação do tempo, o alumínio se torna frágil quando materiais alcalinos (cimento, cal e derivados) se aproximam. Em situações de construção e reforma, as peças de alumínio devem ser protegidas da corrosão causada por esses produtos. Para isso, devem ser cobertas por plásticos ou películas protetoras aderentes,é leve e tem boas propriedades mecânicas. A têmpera é primordial para a qualidade das peças, apresentando outras vantagens como: leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão e reciclagem (baixo custo).
Desvantagem: Alto custo de produção a partir de Matéria prima bruta. É de difícil soldagem, e quando soldar, perde 50% de suas propriedades mecânicas, poisdestempera. Para superar isso, apareceram no mercado colas sintéticas especiais, mas que perdem a resistência a temperaturas elevadas e que não têm boa coesão na tração. O alumínio funde a uma temperatura em torno de 660°C e em condutibilidade elétrica e térmica excelente. Forma ligas importantes com diversos metais, nas quais se podem conseguir diversas propriedades. Ex: duralumínio (alumínio + cobre +magnésio) de grande resistência mecânica e leveza têm a cor cinza-claro, mas aceita a coloração sob certas condições, ao ar livre, é imediatamente coberto por uma camada de óxido, mas esta oxidação é impermeável e protege o núcleo, embora diminuindo a beleza. Diante dessas qualidades particulares, onde sobressai a leveza, estabilidade, beleza e condutibilidade, é um material de amplo emprego naconstrução. Entre os metais, só perde em importância para o ferro.
Normalmente é usado em construções sob a forma de laminados e estruturado. Laminados: chamados de lâminas ou chapas (as lâminas com 6 mm de espessura, e as chapas com mais). Há os esticados (mais polidos) e os laminados propriamente ditos (mais foscos). As chapas podem ser lisas ou lavadas.
Estruturados: são de três tipos: Sólido:quando totalmente abertos; Tubulares: quando totalmente fechados e Semi-tubulares: intermediário entre os dois anteriores. Também podem ser fabricadas em forma de fios, barras redondas, quadradas ou chatas.
As ligas de alumínio são bastante utilizadas em diversas aplicações industriais, graças a sua elevada resistência e solidez. O cobre, o magnésio e o silício são alguns dos elementos que mais...
tracking img