Lampadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. introdução 1
1.1 Objetivos 2
2. desenvolvimento 3
2.1 A historia da lâmpada 3
2.1.1. A evolução das lâmpadas 4
2.1.2. Led 7

1. introdução

Hoje em dia cada vez mais se fala de eficiência energética, mas o que significa isso. Trata-se de uma atividade técnico-econômica que objetiva: Proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custosoperacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumo e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico da empresa, empreendimento e residencial.
Existem várias formas de se proporcionar isso dentre elas:
* A reutilização da água da chuva;
* Substituição de lâmpadas por outras mais econômicas e eficientes
* Utilizaçãode sistemas de automação, possibilitando acionamento de motores;
* Utilização consciente da iluminação ( utilizar o maximo possível a luz solar);
* Adequação de grandezas elétricas como harmônicos e fator de potência às características da operação em questão;
* Utilização da energia solar para aquecimento de água ao invés da energia elétrica
* Reaproveitamento de energia emdissipação em insumo, como por exemplo, o uso de energia térmica extraída em processo de aquecimento de ar como insumo para pré-aquecimento de água, etc.
Entre os projetos existentes podemos citar as lâmpadas de led, uma lâmpada econômica eficiente a qual traz a relação custo x beneficio bem alto, o qual se trata esse trabalho.

Objetivos

O objetivo desse trabalho e propor mais uma alternativa de seeconomizar energia através de uma lâmpada. Comparar a lâmpadas de led com as lâmpadas atualmente vendidas no mercado .
Essa substituição trará alguns benefícios alem de economia de energia como o aumento da durabilidade da lâmpada e a geração de luz ultra – violeta e infra- vermelho.

2. desenvolvimento

A historia da lâmpada

Em 21 de outubro de 1879 um norte – americano chamado ThomasEdison com o auxilio de 22 cientistas aperfeiçoaram os modelos de lâmpadas que já viam sido estudados e compôs um aparelho com um filamento de carvão a alto vácuo que durava mais e tinha melhor qualidade conhecida hoje como lâmpada incandescente. A ideia partiu da necessidade lâmpada doméstica que substituísse luz proveniente da chama do gás.
Ao desenvolver a lâmpada elétrica, um dos principaisdesafios para Edison era detectar um filamento que permanecesse incandescente durante a transmissão da corrente elétrica. Resolveu cobrir os filamentos com um bulbo de vidro para isolar o oxigênio. Conclui o invento utilizando algodões carbonizados, o que possibilitou a luz por mais de 40 horas ininterruptas.
Anteriormente, tentou utilizar filamento de carvão que tinha pouca durabilidade,experimentou utilizar ligas metálicas e até de bambu.

Figura 1 – LAMPADA DE THOMAS EDISON
Nos tempos atuais, os filamentos das lâmpadas incandescentes são feitos de tungstênio, um metal que só se funde numa temperatura de 3422 °C. Para que o filamento não entre em combustão e não se queime, na fabricação, retira-se todo o ar atmosférico presente nas lâmpadas, sendo substituídos por nitrogênio,argônio e criptônio
1.
2.
3.1.
3.2.1. A evolução das lâmpadas

Com o passar dos anos a ideia do Thomas Edison foi evoluindo ate chegarmos pertos da lâmpadas incandescentes atuais.
A baixo segue a tabela com a evolução das lâmpadas ate a 1º guerra

Características como: temperatura de cor, índice de reprodução de cores (IRC), ângulo de abertura do facho, tempo de vidamediana e tecnologia da lâmpada são determinantes para esse trabalho.
A temperatura de cor (medida na unidade K – Kelvin) não está relacionada ao aquecimento da lâmpada e sim à tonalidade da luz que emite. Para visualizar o que isso significa, podemos associar a luz do nascer e do por do sol, às lâmpadas com temperatura de cor de 2.700K (mais avermelhada, quente), e as lâmpadas com temperatura...
tracking img