Linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Variação Linguística:
Entende-se por variação linguística a comunicação das pessoas de uma língua. Toda língua natural tem suas variações. No Brasil temos muitos tipos de linguagem. Essa variação é justificada não apenas pelo fato histórico, que, necessariamente, leva a profundas transformações de qualquer língua, como também pelas diferenças regionais, sociais, grau de escolaridade, sexo eprincipalmente pelas categorias profissionais. Nem individualmente podemos afirmar que o uso seja uniforme. Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua.
Dentro de uma mesma região, as pessoas formam pequenas comunidades que acabam criando, por repetição de hábitos e tendências, suas características, até não entendível por outras comunidades:presidiários, internautas, trabalhadores rurais, os urbanos, os políticos,médicos etc.
O que é muito importante compreender é que essas variações não devem ser vistas como 'erro' e sim – variações.

Até mesmo a questão do uso da 'Norma-não-padrão' não pode ser discriminada. Muitas vezes, ela prende-se a raízes perfeitamente históricas e a leis que a própria língua protege. A língua não é usadade modo homogêneo por todas as pessoas. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social, e assim por diante. Existem vários tipos de variações linguísticas, entre elas estão: Variação Histórica, Variação Regional, Variação Social. Este trabalho definirá as características e exemplos de Variação Social.

Variação social:
Está relacionadaa fatores sociais como etnia, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e grupo profissional. Fica claro que a variação social não compromete a compreensão entre indivíduos, uma vez que alguns momentos de incoerência são sanados pelo contexto em que a fala se forma. Não é difícil perceber que a norma culta – por diversas razões de ordem política, econômica, social, cultural – é algo reservado apoucas pessoas no Brasil; talvez porque haja um distanciamento entre as normatizações gramaticais e a obediência em seguir tais normas.
Sendo esse o caso, a língua como referencial humano traria inúmeras variações, porque decididamente não somos todos iguais e devido ao meio espacial ou social em que estejamos haverá uma tendência da língua em se caracterizar por esses agentes, sendo assim, oindivíduo que protagoniza a fala poderá adequá-la a seu perfil ou ao grupo a que pertence.
Um grupo acadêmico de uma universidade apresentará uma variedade linguística bem diferente de um grupo de vendedores ambulantes do interior do Brasil. Cada qual usará o recurso linguístico que lhe foi concebido em seu processo de aprendizagem para efetuar a comunicação.
O português empregado pelas pessoas quetêm acesso à escola e aos meios de instrução difere do português empregado pelas pessoas privadas de escolaridade. Algumas classes sociais, assim, dominam uma forma de língua que goza de prestígio, enquanto outras são vitimas de preconceito por empregarem formas de língua menos prestigiadas. Cria-se, dessa maneira, uma modalidade de língua - a norma culta -, que deve ser adquirida durante a vidaescolar e cujo domínio é solicitado como forma de ascensão profissional e social. O idioma é, portanto, um instrumento de dominação e discriminação social. Também são socialmente condicionadas certas formas de língua que alguns grupos desenvolvem a fim de evitar a compreensão por parte daqueles que não fazem parte do grupo. O emprego dessas formas de língua proporciona o reconhecimento fácil dosintegrantes de uma comunidade restrita, seja um grupo de estudantes, seja uma quadrilha de contrabandistas.
Assim se formam as gírias, variantes linguísticas sujeitas a contínuas transformações. A gíria é empregada por jovens e adultos de diferentes classes sociais, e observa-se que seu uso cresce entre os meios de comunicação de massa.
Vejamos exemplos:
Texto de Patativa do Assaré, um grande...
tracking img