lampadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Em 21 de outubro de 1879, foi criada a lâmpada elétrica incandescente. A invenção é de autoria do norte-americano Thomas Edison. A invenção partiu da necessidade de usar uma pequena lâmpadadoméstica que substituísse luz proveniente da chama do gás.
O projeto da lâmpada partiu de um filamento de carbono. Até 1879, a ideia de energia elétrica já existia, mas ainda não era usada nas casas daspessoas. A invenção da lâmpada levou o uso da eletricidade para a área doméstica e pouco a pouco começou a substituir os lampiões a gás.
Nos tempos atuais, os filamentos das lâmpadas incandescentes sãofeitos de tungstênio, um metal que só se funde numa temperatura de 3422 °C. Para que o filamento não entre em combustão e não se queime, na fabricação, retira-se todo o ar atmosférico presente naslâmpadas, sendo substituídos por nitrogênio, argônio e criptônio.
São cinco os principais tipos de lâmpadas para uso doméstico:
Lâmpadas fluorescentes compactas
Lâmpadas fluorescentes tubulares
DíodosEmissores de Luz (LED)
Lâmpadas de halogéneo
Lâmpadas incandescentes
Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes podem ser classificadas de acordo com o seu formato: as mais vulgares sãogeralmente utilizadas nas cozinhas e designam-se por Lâmpadas Fluorescentes Tubulares. As Lâmpadas Fluorescente Compactas não são mais do que uma lâmpada fluorescente miniaturizada que se desenvolveu parasubstituir as vulgares lâmpadas incandescentes, grandes consumidoras de energia.Estas lâmpadas são muito utilizadas pois proporcionam uma boa iluminação com pouca potência e baixo consumo energético,sendo as mais adequadas para locais com necessidades de longa iluminação. Estas lâmpadas têm uma elevada eficácia e um período de vida muito elevado (cerca de 12 000 horas), permitindo economizarenergia até 85 por cento, dependendo do modelo e da potência.
Compactas
As lâmpadas fluorescentes compactas apresentam as mesmas vantagens das tubulares e têm uma instalação compatível com os...
tracking img