Lala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01 – Analise as frases que seguem: Aquilo que a verdade descobrir não pode contrariar aos livros sagrados, quer do Antigo quer do Novo Testamento (Sto. Agostinho); Deus não pode infundir no homem opiniões ou uma fé que vão contra os dados do conhecimento adquirido em virtude das forças naturais (Sto. Tomás de Aquino). Elas resultam do desenvolvimento do Cristianismo e da dominação da Teologiasobre a filosofia entre os séculos II e XVI d.C. Essa nova filosofia presa ao Cristianismo se diferenciava da Filosofia Clássica, porque procurava promover a crença em um Deus todo poderoso proclamado por Jesus Cristo. A esta fase da História da Filosofia chamamos:

a) Filosofia Católica
b) Filosofia Clássica
c) Filosofia Medieval
d) Filosofia Protestante

02 – Quando o Império Romanoiniciou sua derrocada, havia uma instituição religiosa pronta para assumir a direção do mundo. O Cristianismo se expande através da filosofia dos Padres da Igreja. No esforço de converter pagãos, combater heresias e justificar a fé, os Padres da Igreja daquele século desenvolveram a apologética, discurso racional religioso em defesa do Cristianismo. Essa realidade caracteriza a primeira fase daFilosofia no período medieval, também conhecida como:

a) Patrística
b) Reforma
c) Contra-Reforma
d) Escolástica

03 – Organizada racionalmente por volta do século XI, tem o seu apogeu no século XIII e começo do século XIV, época em que inicia sua decadência. Nela, buscou- se uma aliança entre fé e razão, mas quando as disputas se acirram quase sempre se apela para o princípio daautoridade, que consistia na recomendação de humildade para consultar os intérpretes autorizados pela Igreja. Essa realidade caracteriza a segunda fase da Filosofia Medieval, também conhecida como:

a) Reforma
b) Escolástica
c) Contra-Reforma
d) Patrística

04 – Os séculos XV e XVI foram marcados por fortes mudanças no cenário mundial. A Reforma Protestante de Martinho Lutero, a ExpansãoMarítima feita por portugueses e espanhóis, a descoberta da pólvora pelos chineses e a Ruptura da Filosofia Clássica com a Filosofia Moderna. Esses fatos somente ocorreram devido a um grande movimento de pensadores. Ao Movimento que levou o ser humano a nascer novamente, mas desta vez para a própria conquista, provocando essas grandes mudanças no Mundo denominamos:

a) Iluminismo
b)Renascimento
c) Racionalismo
d) Romantismo

05 - De acordo com a explicação do dicionário Aurélio (p. 365), o conceito de conhecer diz: ter noção, conhecimento, informação, ser versado em, ficar certo de, apreciar, julgar, ter experiência de. Esse conceito nos ilumina. Mas, a filosofia amplia tal conceito relacionando com a verdade. Por isso, para a filosofia, conhecer significa:
a) Acreditar emDeus como a única verdade e não procurar outra verdade.
b) É um ato impossível do ser humano. Não somos capazes de conhecer as coisas.
c) Ignorar descobertas científicas pois elas não provam nada, e aceitar o que dizem os livros sagrados.
d) Trazer a verdade à luz, mesmo que ela seja limitada.

06 - A época medieval traz mudanças na sociedade. Ocorre o declínio do Império Romano econsequentemente a ascensão de uma instituição religiosa que passa a intervir na política economia dominou a educação, qual foi esta instituição.

a) Igreja Anglicana
b) Islamismo
c) Catolicismo
d) Protestantismo

07 – Na idade média é instituída uma nova forma de governo baseado em unidades de terras governadas por um senhor, o trabalho agora é feito em maior parte pelos servos, que sãolivros, mas devem contas ao seu senhor, precisam de suas terras
para produzir, mas entregam parte da produção para ele. Esse sistema de governo se chamou:

a) Socialismo Utópico
b) Capitalismo
c) Comunismo
d) Feudalismo

08 - Ela é o resultado dos esforços dos apostolos (João e Paulo) e dos primeiros “Padres da Igreja” para conciliar a nova religião com o pensamento filosófico mais...
tracking img