Lala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É RELIGIÃO – RUBEM A. ALVES

No livro O que é religião? o autor Rubem Alves apresenta uma visão científica do fenômeno religioso englobando em sua análise fatos sociológicos que vãodesde a Idade Média até os dias atuais. No início do capitulo Perspectivas o que me chamou a atenção foi a relação que ele fez com o fato de não precisarmos mais da religião em nossa vida cotidiana ede como ela perdeu espaço na sociedade e individualmente.

Antigamente tudo era relacionado ao divino, porém, com o avançar da ciência e a sua metodologia ateísta para resolver problemas areligião foi caindo em desuso. Não que ela tenha desaparecido, pois a experiência religiosa pessoal é inegável, mas ela agora se limita a isso e não é mais expressada, vivida e solicitada como outrora.Todavia ela permanece, como uma “presença invisível, sutil, disfarçada que se constitui num nos fios com que de tece o acontecer do nosso cotidiano”. E para o autor o estudo da religião écomo um espelho em que nos vemos é autoconsciência e autoconhecimento.

No capitulo O Exílio Sagrado o autor começa desmistificando a cultura, ao revelar o qual frágil artificial e convencionalé a nossa cultura, e o quão sólida são as coisa naturais, neste contexto ele diz que “coisas” naturais foram inventadas, símbolos são repetidos e compartilhados e de tanto que viram realidades paramuitas gerações que não se atrevem a nada contestar. Porém, a ciência surge para contestar como bem frisado por Rubem Alves, na ciência não vemos alguns objetos específicos de estudos, mas cremosneles e trabalhamos por muitos anos pesquisando aquilo que não pode ser visto, como por exemplo os átomos, a mente humana, o inconsciente. Por que não adotar essa postura perante a religião?Aponto que um dos problemas é confundir religiosidade com espiritualidade. O fenômeno religioso deve ser visto separadamente do fenômeno espiritual. O cientista - ou o homem - pode vivenciar a sua...
tracking img