Lader

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução aos Métodos Experimentais em Engenharia
Protocolo PL 29/30 Abril 2010 Margarida Liberato

Determinação e representação de parâmetros estatísticos básicos relevantespara o estudo do vento

Parte I Os dados de vento (médias diárias para todo o ano de 2009) para um ponto junto à costa NW de Portugal continental, de coordenadas longitude =10W e latitude = 42.5ºN, encontram-se organizados, por colunas, no ficheiro denominado vento.txt: • • Componente zonal da velocidade do vento Componente meridional da velocidade dovento

Pretende-se que os alunos: 1. Elaborem um gráfico da evolução temporal das duas variáveis. 2. Façam os respectivos histogramas, efectuem uma análise estatística básica ecomentem sucintamente os resultados.

Parte II Os dados de vento (médias diárias para todo o ano de 2009) para a região Euro-Atlântica (entre os paralelos 20ºN e 60ºN e osmeridianos 35ºW e 15ºE, com espaçamento de 2.5º), encontram-se organizados, nos ficheiros denominados u_2009.mat e v_2009.mat, sendo que as linhas da matriz de dados correspondem aospontos no espaço e as colunas ao tempo (365 dias). Pretende-se que os alunos: 1. Calculem e façam a representação gráfica do padrão médio anual de cada uma das componentes dovento. 2. Calculem e façam a representação gráfica do padrão médio de cada uma das componentes do vento, para os meses de Janeiro e de Agosto. Gravem as respectivas matrizes numficheiro ascii (para a componente U em Agosto, denominado por exemplo u_media_Agosto.txt). 3. Calculem e façam a representação gráfica do padrão médio de cada uma das componentes dovento, para a estação de Primavera (Março-Abril-Maio). 4. Repitam os pontos 1 a 3 mas fazendo a representação gráfica da variabilidade. 5. Comentem sucintamente os resultados.

tracking img