Laboratorio de energia solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................2 RUÍDO ELÉTRICO......................................................................................................3 SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES...................................................................4 COMUNICAÇÃO ANALÓGICA EDIGITAL.........................................................5 MEIOS DE TRANSMISSÃO....................................................................................... 5.1 MEIOS CONFINADOS.............................................................................................6 CABOS DE FIBRA ÓTICA.........................................................................................7REFERÊNCIAS............................................................................................................ | 0404040506 060708 |

1 INTRODUÇÃO 04

Os sinais estão sujeitos à ocorrência ocorrência de distúrbios no canal, promovidos por fenômenos que prejudicam e, por vezes, até inviabilizam a recepção. Os principais distúrbios que ocorrem nos canais.

2 RUÍDO ELÉTRICO

Oruído elétrico ou simplesmente ruído, N – noise, em inglês, merece tratamento especial pela importância da sua existência: é o grande ofensor das comunicações. Nas formas elétrica e eletromagnética, tem comportamento aleatório, com amplitudes e fases variáveis e se faz presente em todo o espectro de frequências.
O ruído se origina da agitação térmica dos elétrons existentes na matéria. O ruídoataca e se soma ao sinal.
3 SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES.
As limitações fundamentais de transmissão de informação por meios elétricos são a largura de faixa e o ruído.
A largura de faixa está ligada a velocidade de transmissão, pois quanto maior a velocidade de transmissão maior será a largura de faixa necessária. Contudo, deve-se considerar, também, a largura de faixa relativa que é uma bandaabsoluta dividida pela freqüência central. A modulação de um sinal de banda larga por uma portadora de alta freqüência reduz a largura de faixa relativa, simplificando projeto do equipamento. Analogamente, dada uma largura de faixa relativa definida pelas condições do equipamento, a largura de faixa absoluta pode ser aumentada quase indefinidamente, elevando-se a frequência da portadora.
Sendoo ruído inevitável, um fator de qualidade do sistema de telecomunicações é a relação Sinal/Ruído. Porém para sistemas de longo alcance ou baixa potência, o sinal recebido pelo receptor pode ser tão pequeno quanto, ou menor que, o ruído. Portanto, o projeto de um sistema de comunicação é de certo modo um problema de compromisso entre o tempo de transmissão (velocidade), a potência transmitida, alargura de faixa e a relação sinal - ruído; compromisso ainda mais restrito pelos problemas tecnológicos.

4 COMUNICAÇÃO ANALÓGICA E DIGITAL 05
O que caracteriza a transmissão analógica é que as formas de onda possuem a informação que deve ser reproduzida no destino, ou seja, não há o emprego de técnicas de codificação para a mensagem. Sendo uma comunicação susceptível a ruído,distorções e interferências.
A relação sinal/ruído (S/R) é responsável pela inteligibilidade na recepção, determinando a qualidade do sistema de telecomunicação.
A transmissão digital apresenta melhor desempenho frente ao ruído devido ao uso de repetidores regeneradores na transmissão de sinais pulsados permitindo a recuperação de pulsos de formato perfeito, totalmente isento de ruído. Pode,entretanto, ocorrer um erro na interpretação do pulso, mas isto só ocorre eventualmente e é possível no projeto do sistema de telecomunicações, colocando os repetidores regeneradores adequadamente espaçados, reduzir este efeito a limites considerados satisfatórios.
Além disto, mediante o uso adequado de repetidores regeneradores em série, evita-se a acumulação do ruído. De um modo geral, o desempenho...
tracking img