laboratorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LEVANTAMENTO LABORATORIAL DE UMA POSSÍVEL ANEMIA:
PRÁTICA 5°


Laboratorialmente as anemias são classificadas pelos valores quantitativos dos índices eritrocitários: contagem de eritrócitos ouglóbulos vermelhos (GV), hematócrito (Ht), hemoglobina (Hb), volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corpuscular média (HCM), e concentração da hemoglobina corpuscular média (CHCM). Esses valoresindicam três grupos de anemias: normocítica/normocrômica; microcítica/hipocrômica; macrocítica/normocrômica.


 Anemia Microcítica: Entre as anemias microcíticas, a mais freqüente em todo mundo é aproveniente da deficiência de ferro. Para confirmação laboratorial deve ser realizada a dosagem de ferro sérico, capacidade ferropéxica, ferritina sérica e transferrina. A talassemia pode produzir umhemograma similar, mas não será discutido nessa postagem o diagnóstico das talassemias, logo postarei um específico para o mesmo. Outras anemias levam a microcitose como a anemia das doenças crônicas(em alguns casos); anemia sideroblástica(deficiência ou mutação na enzima ácido δ-aminolevulínico-sintase levando a uma peoduão insuficiente do grupamento heme nos eritroblastos).
O termo microcitoseé utilizado quando há deficiência na síntese de hemoglobina, onde o estroma elástico retrai-se por falta de conteúdo.  A hipocromia também visível, não é apenas uma decorrência da micrositose; quandohá insuficiente síntese de hemoglobina, diminui não só a quantidade total sintetizada por eritrócito, mas também a concentração máxima que atinge


 Anemia Macrocítica: O VCM elevado, com presençade macrócitos ovalados e neutrófilos hipersegmentados sugerem deficiência de folato ou vitamina B12, que são uma causa de anemia macrocítica.
No exame microscópico os eritrócitos jovens mostram-semaiores que os demais e policromáticos; com coloração supravital adequada, são identificados como reticulócitos
Como ainda há dúvidas quanto a utilização do termo HIPERCROMIA, descrevi como...
tracking img