Rotina laboratorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTINA LABORATORIAL

Coleta da amostra - Coletar a amostra enchendo todo frasco, sendo este de plástico para análises Físico-Químicas e de plástico autoclavável, já estando autoclavados, paraanálises Microbiológicas, no tamanho estipulado para cada tipo de análise.
Identificação da amostra – Preencher os rótulos de cada embalagem. Registro dos dados do cliente, do ponto em que a amostra foicoletada, condições da amostra (resfriada, bem condicionada, lacrada).
Transporte – Transporte adequado para as análises. Acondicione as amostras no isopor, com gelo reciclável e vede bem o isopor.Sempre resfriadas e respeitando o prazo de entrega das análises.
Armazenamento – Para análises que não serão realizadas no momento em que são recebidas em laboratório deve ser feito o armazenamentoadequado. Não congelar a amostra, apenas colocar na geladeira.
Análises Físico-Químicas – São feitas análises de parâmetros como Cloro, Flúor, pH, Turbidez, Cor Aparente. Para tais análises podem serutilizados Colorímetro, pHmetro, Turbidímetro, Fotômetro, Fotocolorímetro. As vidrarias se baseiam em Pipetas Volumétricas, Frascos Plásticos, Cubetas Graduadas, Pipetadores, Beckers.
AnálisesMicrobiológicas – São feitas análises para detecção de Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes e Contagem de Bactérias Heterotróficas. Para tais análises podemos utilizar Estufas de Cultura, Contador deColônias, Bico de Bunsen. As vidrarias se baseiam em Pipetas Volumétricas, Frascos de Leite, Tubos de Ensaio, Pipetadores, Balões. Estas análises podem ser feitas por diversos meios de cultura etécnicas diferentes, sendo estas opcionais de cada laboratório.
Os coliformes totais/termotolerantes atuam como indicadores de lançamentos orgânicos, sendo expressos em densidade, ou seja, como o númeromais provável (NMP) em cada l00 mL. O grupo coliforme inclui os bacilos aeróbios ou anaeróbios facultativos, gram-negativos, não esporulados (Escherichia sp, Enterobacter sp, Citrobacter sp,...
tracking img