Labala

1395 palavras 6 páginas
1- (Vunesp-SP) O vírus responsável pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é um retrovírus. Qual o tipo de ácido nucléico que constitui o material genético dos retrovírus? A denominação retrovírus refere-se a que característica desse vírus?

2- (Fuvest-SP) Bacteriófagos foram tratados com fósforo e enxofre radiativos. Sabendo que o fósforo se incorpora ao DNA e que o enxofre às proteínas virais, que tipo de radiatividade você espera encontrar no interior de uma célula hospedeira desses vírus? Por quê?

3- (Fuvest-SP) Com o objetivo de promover a reprodução de certo vírus bacteriófago, um estudante incubou vírus em meio de cultura esterilizada, que continha todos os nutrientes necessários para o crescimento de bactérias. Ocorrerá a reprodução dos vírus? Por quê?

4- Sobre os Vírus e antibióticos, responda: a) Os antibióticos têm algum efeito sobre os vírus? Por quê?

b) Como nosso organismo pode se defender contra as viroses?

5- (UFMG)Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera? a) Ausência de núcleo e presença de clorofila. b) Ausência de carioteca e presença de síntese protéica. c) Incapacidade de síntese protéica e parasitas exclusivos. d) Presença de um só tipo de ácido nucléico e ausência de clorofila. e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.

6- Baseando-se em seus conhecimentos sobre as bactérias e sobre o valor nutricional do leite, elabore um explicação que demonstre a ineficácia da fervura na revenção de diversas doenças bacterianas.

7- É bastante comum ouvimos falar que determinada espécie de bactéria se se tornou resistente a certo antibiótico e que, por isso, este deixou de ser eficaz no tratamento da doença causada por ela. Sabendo-se que a reprodução bacteriana se dá principalmente por cissiparidade e que lhes deram origem, como você explicaria o surgimento de indivíduos resistente? Haveria algum

Relacionados

  • Jornalismo
    6564 palavras | 27 páginas
  • AmaralWagnerdaSilva D
    72383 palavras | 290 páginas