LAB PMM - Relat10 - Revenimento

2512 palavras 11 páginas
RESUMO

As propriedades dos aços dependem, em princípio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços, resultando, em conseqüência na alteração mais ou menos pronunciada, de suas propriedades. O revenimento é um tratamento térmico que deve ser aplicado a peça temperada logo após a têmpera. Consiste em reaquecer a peça temperada a uma temperatura inferior à temperatura da linha crítica A1 por um tempo que pode variar de uma hora (no mínimo) até algumas horas. Neste relatório se fez presente o estudo da influência dos tratamentos térmicos nas propriedades dos aços.

Palavras chave: Tratamentos Térmicos, Revenimento, Fases do Aço

1-INTRODUÇÃO

É bastante antiga a preocupação do homem em obter metais resistentes e de qualidade. O imperador romano Julio César afirmava no ano 5 a.C que os guerreiros bretões se defrontavam com o problema de suas armas entortarem após certo tempo de uso. Isso obrigava a interromper as lutas para consertar suas armas de ferro. Os romanos, por sua vez, já haviam descoberto que o ferro se tornava mais duro quando aquecido durante longo tempo em um leito de carvão vegetal e resfriado em seguida. Esse procedimento pode ser considerado a primeira forma de tratamento térmico, pois permitia a fabricação de armas mais duras e mais resistentes. Entretanto, foram necessários muitos anos para o homem aprender a lidar de modo mais eficiente com o calor e os processos de resfriamento para realizar o tratamento térmico mais adequado dos metais.

2-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com Colpaert os tratamentos térmicos consistem basicamente em aquecimentos dos metais a certa temperatura e resfriamento em determinada condição, com intuito de modificar certas características mecânicas e metalográficas.
É importante ressaltar que dois fenômenos ocorrem em altas temperaturas: crescimento de grãos e recristalização dos grãos deformados por trabalhos mecânicos.
Chaverini descreve os

Relacionados