Kotler 3.0 - marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro “Marketing 3.0” - Philip Kotler, Hermawan Kartajaya & Iwan Setiawan
CAP 1 E 2

Os dois primeiros capítulos do livro de Kotler nos mostra a evolução do Marketing ao longo dos anos e como essa evolução está ligada aos acontecimentos no mundo nesse período. Com o passar dos anos e a evolução da sociedade, o Marketing procura manter-se sempre atualizado com o contextohistórico para conseguir vender produtos e agradar seus consumidores de forma plena, conquistando cada vez mais clientes e aumentando a demanda.
No início, na era industrial, tivemos o chamado Marketing 1.0 voltado basicamente para venda de produtos que eram produzidos em massa, sem diferenciação, que buscavam cada vez mais vendas com baixo custo de produção e trabalho alienado, repetitivo e específico damão de obra.
Nessa época em que a indústria manufatureira era o centro da economia, temos como principal exemplo a produção de carros de Henry Ford, mas podemos citar também outro exemplo de produto produzido e vendido nessa época, o telefone. Hoje observamos telefones dos mais variados tipos, modelos, tecnologias e preços, porém, nessa época, havia um modelo básico, quase padrão, que eraproduzido e vendido aos consumidores que, ou adquiriam esse modelo disponível, ou ficavam sem o produto já que não existiam empresas concorrentes brigando pela sua preferência.
No Marketing 1.0 em que a principal função do Marketing era gerar essa demanda por produtos, os 4 P’s de McCarthy (produto, preço, praça e promoção) explicavam de maneira resumida essa fase em que a gestão do produto era aprincipal disciplina e o Marketing fornecia nada mais do que orientações táticas.
Já na era da informação, temos o chamado Marketing 2.0, cujo o núcleo não é mais a geração de demanda para a venda de produtos e sim a tecnologia da informação e a gestão de clientes. Nessa fase em que a economia declinava e os consumidores economizavam ainda mais por conta da crise, o Marketing passou a ter um papelmais difícil dentro da sociedade saindo da ação puramente tática para a estratégica com o intuito de conquistar um consumidor que estava muito bem informado e comparando seu produto à outras ofertas de produtos semelhantes.
Nessa época em que os computadores começaram a ser utilizados assim como a Internet, o consumidor passou a ter mais conhecimento, a ser mais exigente, a comparar mais as ofertase a trocar idéias entre eles mesmos. Dessa forma, não era preciso apenas entrar na mente do consumidor, era necessário chegar até o seu coração. As empresas faziam isso através de uma abordagem centrada no consumidor fazendo com que este fosse alvo passivo das campanhas de Marketing.
Um exemplo que podemos citar dessa época é que com a introdução da internet e dos computadores as empresascomeçaram a construir sites próprios nos quais exibiam os seus produtos com todas as suas características e respectivos valores. Dessa forma, com essa informação em mãos, o consumidor que antes precisava ir até as lojas e fazer uma extensa pesquisa de preço e de equivalência de produtos começou a fazer tudo isso sem sair de sua casa.
Esses consumidores começaram a comparar produtos e preços com muitomais rapidez e menos esforço e se deslocavam para os pontos de venda bem informados e apenas para garantir que o produto atingia às expectativas do que estava sendo exibido nos sites. Observamos também mais tarde a criação de sites que já fazem todo esse trabalho para o consumidor de “rastrear” onde estão os melhores preços para um determinado produto desejado como o “Buscapé” e o “Já Cotei”.
NoMarketing 2.0 em que a principal função do Marketing era satisfazer e reter os consumidores, os conceitos de segmentação, definição de mercado alvo e posicionamento dos produtos explicavam de maneira resumida a fase em que a gestão de clientes era a principal disciplina.
Na época seguinte marcada por mudanças turbulentas nas esferas social, econômica e ambiental, onde a pobreza aumenta e a...
tracking img