Klis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICO
1a fase: 1822 a 1930
Período de reduzida atividade industrial, dado a característica agrário-exportadora do país.
Nessa fase, no entanto, ocorrem dois fatos que facilitam aindustrialização futura: a Abolição da Escravatura e a entrada de imigrantes, que vão servir e mão-de-obra.
2a fase: 1830 a 1956
O ano de 1930 é considerado por alguns autores como o da "Revolução Industrial"no Brasil. Efetivamente é o ano que marca o início da industrialização (processo através do qual a atividade industrial vai se tornar a mais importante do país) beneficiada pela Crise de 1929 e pelaRevolução de 1930).
A Crise de 1929 determinou a decadência da cafeicultura e a transferência do capital para a indústria, o que associado a presença de mão-de-obra e mercado consumidor, vai justificara concentração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo.
Esta fase, assim como a primeira, tem uma característica inicial de quase exclusividade de indústrias de bens de consumo nãoduráveis, definindo o período chamado de "Substituição de importações". No entanto, a ação do Estado começa a alterar o quadro, com o Governo Vargas criando as empresas estatais do setor de base, como a CSN(siderurgia), PETROBRÁS e a CVRD (mineração).
3a fase: 1956 a 1989
Constitui o período de maior crescimento industrial do país em todos os tipos de indústria, tendo como base a aliança entre ocapital estatal e o capital estrangeiro. O governo Juscelino Kubitschek dá início a chamada "Internacionalização da Economia", com a entrada de empresas transnacionais, notadamente do setor automotivo.
Oprocesso iniciado por J.K. teve continuidade durante a Ditadura Militar (1964 a 1985), destacando-se o Governo Médici, período do "Milagre Brasileiro", que determinou crescimento econômico, mastambém aumento da dívida externa e concentração de renda.
4a fase: 1989 a ...
Esta fase iniciada no Governo Collor com continuidade até o Governo Fernando Henrique marca o avanço do Neoliberalismo no...
tracking img