Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Japão tem uma elevada densidade populacional (337,23 hab./km2), já que a área do país, com apenas 377 835 km2, é ocupada por 127 463 611 habitantes.
As taxas de natalidade e de mortalidade são, respectivamente, de 9,37%o e 9,16%o. A esperança média de vida é de 81,25 anos. Estima-se que, em 2025, a população diminua para 120 235 000 habitantes. O Japão é um país etnicamente homogéneo, pois osjaponeses correspondem a 99% da população. O xintoísmo (51%) e o budismo (38%) são as religiões mais representativas. A língua oficial é o japonês.
O crescimento anual da população - 0,25 p. 100 entre 1990 e 1995 - ainda diminuiu para atingir 0,1 p. 100 em 2005: é taxa mais baixa do mundo asiático. O índice de fecundidade estava, 2007, de 1,40 criança por mulher, e para o mesmo ano, eleconsidera à 15 p. 100 a parte os menos de 15 anos na população total e 20,6 p. 100 a das pessoas idosas de 65 anos e mais. Acrescentados à uma esperança de vida média que atinge 78,1 anos para os homens e 84,8 anos para as mulheres, estes números traem o envelhecimento da população japonesa, cujas repercussões sobre o plano económico e social são pesadas.
Com efeito, de acordo com às previsõesdemográficas mais recentes, a população total japonesa deveria ainda aumentar até em 2007, para atingir mais de 128 milhões de habitantes.
economia do japão
O Japão tem uma das mais desenvolvidas e prósperas economias do mundo, em grande parte graças ao desempenho do país ao nível da produção industrial e do sector financeiro, fazendo com que o PIB japonês sejao segundo maior do mundo. 
A indústria japonesa é responsável por 40% do PIB, empregando 34% da população.
Agricultura
 agricultura |
O sucesso deste sector assenta na liderança obtida nas indústrias naval, automóvel, de electrodomésticos, de fibras sintéticas e de componentes electrónicos, liderança essa suportada pelo constante avanço da tecnologia japonesa. Contudo,a concorrência estrangeira tem obrigado o sector a reestruturar-se e relocalizar-se, em busca de mão-de-obra mais barata.
O sector terciário é aquele que mais peso tem na economia nipónica, já que contribui com 58% para o PIB (em 1994), enquanto que os rendimentos provenientes do sector primário significam apenas 2% do PIB, tal como acontece na maioria dos países muito industrializados. Apesarda reduzida área cultivada, o Japão desenvolveu modernas técnicas agrícolas, nomeadamente pequenos motocultivadores, que permitiram a libertação de mão-de-obra, a par de uma elevada rendibilidade.
Cultura japonesa

 

O Bunraku é uma espécie de teatro japonês caracterizado pela utilização de bonecos para a encenação.
Para uma apresentação de Bunraku deve haver técnicassofisticadas que associam narração, música shamisen e a manipulação dos bonecos que podem chegar até dois metros de altura. Os bonecos são feitos em madeira e possuem mecanismos que garantem boa resposta aos comandos direcionados a eles. Movimentam todo o corpo e ainda conseguem realizar expressões faciais por meio dos comandos dados pelo manipulador responsável pela face. 
O narrador, peça-chaveda encenação, além de descrever o cenário, a ação e a emoção dos personagens, também é responsável por falar pelos personagens e por cantar por eles.
Clima
O Japão se encontra na zona temperada e no extremo nordeste da região atingida pelo clima de monções. Sofre grande maritimidade, devido a sua posição geográfica, com grandes massas de ar carregadas de umidade,explicando a elevada pluviosidade (1.000 mm anuais). As chuvas abundantes e o clima temperado produzem vegetação rica que favorece a agricultura. Suas quatro estações são bem definidas, com dois períodos chuvosos antes e depois do verão. No inverno, o Japão sofre influência das mais frias massas de ar do mundo: a massa de ar da Sibéria. Em Asahikawa e Hokkaido, por exemplo, a temperatura já atingiu...
tracking img